Oficina Nacional de Mulheres traça planejamento

Realizado no Retiro Assunção, em Brasília, a atividade tem o objetivo de encaminhar a criação do Coletivo Nacional de Mulheres Agricultoras da FETRAF

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 18/11/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 18/11/2011 - 00:00

Na quinta e sexta-feira as mulheres, representantes das Federações estaduais (FETRAFs), participam da Oficina Nacional de Mulheres da FETRAF-BRASIL. Realizado no Retiro Assunção, em Brasília, a atividade tem o objetivo de fazer o planejamento estratégico para 2012, encaminhar a criação do Coletivo Nacional de Mulheres Agricultoras da FETRAF e, traçar ações de mobilizações.

Na manha de quinta-feira (17), as participantes participaram do painel sobre resgate e avaliação das ações desenvolvidas pela coordenação Nacional e coordenações estaduais de mulheres das FETRAFs e, no período da tarde, do painel que discutiu políticas públicas para as mulheres da agricultura familiar.

Com a participação de Andrea Butto, do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Ppigre/MDA), foi realizado um resgate histórico dos programas desenvolvidos pelo ministério, como o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), programa de organização produtiva, reforma agrária, crédito, assistência técnica, etc., conforme informou Viviane Oliveira, coordenadora de Mulheres da FETRAF-BRASIL.

“Essa retrospectiva foi feita focando o aspecto de como as mulheres têm conseguido se inserir neste processo, desde a última, lá da ponta, até as que se encontram organizadas em movimentos. Nós, da FETRAF, em especial da secretaria da Mulher, vemos como grande desafio colocar as mulheres como protagonistas nestes espaços que precisamos ocupar com qualidade, com um olhar de mulher, com o jeito de mulher”, avaliou Viviane.

De acordo com Maria da Graça Amorim, coordenadora de meio ambiente da FETRAF-BRASIL, em 2012, as ações de mobilização para luta das mulheres será intensificada.

“Além da criação do Coletivo Nacional de Mulheres, a idéia é realizarmos um grande acampamento. Um acampamento nacional das mulheres agricultoras familiares da FETRAF-BRASIL, em Brasília”, informou. Os detalhes ainda serão acertados.

Título: Oficina Nacional de Mulheres traça planejamento, Conteúdo: Na quinta e sexta-feira as mulheres, representantes das Federações estaduais (FETRAFs), participam da Oficina Nacional de Mulheres da FETRAF-BRASIL. Realizado no Retiro Assunção, em Brasília, a atividade tem o objetivo de fazer o planejamento estratégico para 2012, encaminhar a criação do Coletivo Nacional de Mulheres Agricultoras da FETRAF e, traçar ações de mobilizações. Na manha de quinta-feira (17), as participantes participaram do painel sobre resgate e avaliação das ações desenvolvidas pela coordenação Nacional e coordenações estaduais de mulheres das FETRAFs e, no período da tarde, do painel que discutiu políticas públicas para as mulheres da agricultura familiar. Com a participação de Andrea Butto, do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Ppigre/MDA), foi realizado um resgate histórico dos programas desenvolvidos pelo ministério, como o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), programa de organização produtiva, reforma agrária, crédito, assistência técnica, etc., conforme informou Viviane Oliveira, coordenadora de Mulheres da FETRAF-BRASIL. “Essa retrospectiva foi feita focando o aspecto de como as mulheres têm conseguido se inserir neste processo, desde a última, lá da ponta, até as que se encontram organizadas em movimentos. Nós, da FETRAF, em especial da secretaria da Mulher, vemos como grande desafio colocar as mulheres como protagonistas nestes espaços que precisamos ocupar com qualidade, com um olhar de mulher, com o jeito de mulher”, avaliou Viviane. De acordo com Maria da Graça Amorim, coordenadora de meio ambiente da FETRAF-BRASIL, em 2012, as ações de mobilização para luta das mulheres será intensificada. “Além da criação do Coletivo Nacional de Mulheres, a idéia é realizarmos um grande acampamento. Um acampamento nacional das mulheres agricultoras familiares da FETRAF-BRASIL, em Brasília”, informou. Os detalhes ainda serão acertados.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.