Novas regras para produção do leite em vigor

Agricultores familiares terão até 2016 para atingir o padrão de qualidade estimado

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 09/01/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 09/01/2012 - 00:00

Em 1° de janeiro de 2012, entrou em vigor a Instrução Normativa n° 62 que altera a quantidade de células somáticas e bactérias a serem aceitas no leite, diminuído dos atuais 750 mil unidades formadoras de colônia por mililitro para 600 mil/ml. A nova regra substitui a Instrução Normativa 51, criada em 2002.

Para o Ministério da Agricultura, a meta é chegar em 2016 a 100 mil unidades por mililitro.

Durante o ano de 2011, a FETRAF-BRASIL participou de audiências com o ministério e audiências públicas para discutir o assunto. O objetivo era fazer com que essa alteração no padrão de qualidade do leite fosse gradativa, para não excluir agricultores familiares do processo de produção leiteira, informou Alexandre Bergamin, coordenador de política agrícola da FETRAF-BRASIL.

“A IN 62 é um grande avanço. O agricultor familiar terá um período maior para se ajustar, mas o governo precisa criar laboratórios públicos para os agricultores familiares, precisa oferecer assistência e qualificação técnica aos produtores, para que daqui a cinco ou seis anos os agricultores familiares possam efetivamente atender esse padrão de qualidade”.

Além da melhoria da qualidade de higiene do leite, a IN 62 estabelece o fim da classificação dos leites B e C.

 

Título: Novas regras para produção do leite em vigor, Conteúdo: Em 1° de janeiro de 2012, entrou em vigor a Instrução Normativa n° 62 que altera a quantidade de células somáticas e bactérias a serem aceitas no leite, diminuído dos atuais 750 mil unidades formadoras de colônia por mililitro para 600 mil/ml. A nova regra substitui a Instrução Normativa 51, criada em 2002. Para o Ministério da Agricultura, a meta é chegar em 2016 a 100 mil unidades por mililitro. Durante o ano de 2011, a FETRAF-BRASIL participou de audiências com o ministério e audiências públicas para discutir o assunto. O objetivo era fazer com que essa alteração no padrão de qualidade do leite fosse gradativa, para não excluir agricultores familiares do processo de produção leiteira, informou Alexandre Bergamin, coordenador de política agrícola da FETRAF-BRASIL. “A IN 62 é um grande avanço. O agricultor familiar terá um período maior para se ajustar, mas o governo precisa criar laboratórios públicos para os agricultores familiares, precisa oferecer assistência e qualificação técnica aos produtores, para que daqui a cinco ou seis anos os agricultores familiares possam efetivamente atender esse padrão de qualidade”. Além da melhoria da qualidade de higiene do leite, a IN 62 estabelece o fim da classificação dos leites B e C.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.