Ministro do MDA Patrus Ananias, apresenta políticas brasileiras em Milão

O ministro diz que a contribuição brasileira ao mundo se dá pelo compartilhamento da experiência com a realização de políticas inovadoras de inclusão social e desenvolvimento da agricultura familiar.

Escrito por: MDA • Publicado em: 10/06/2015 - 12:06 Escrito por: MDA Publicado em: 10/06/2015 - 12:06

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, disse que a contribuição brasileira ao mundo se dá pelo compartilhamento da experiência adquirida com a realização de políticas inovadoras de inclusão social e desenvolvimento da agricultura familiar. 
Patrus falou durante o Fórum Agrícola Internacional da Expo Milão 2015, que reuniu autoridades, ONGs e especialistas em agricultura e alimentação.
O ministro lembrou o compromisso assumido pelo ex-presidente Lula em 2003 de erradicar a fome no país e destacou o fato de que onze anos depois o Brasil saiu do Mapa da Fome, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). 
Ele atribuiu o resultado à implantação de “vigorosas políticas” de inclusão social, segurança alimentar e nutricional, acesso à terra, ao crédito com conhecimento voltados à agricultura familiar. Fome Zero e Bolsa Família. 
O sucesso da estratégia Fome Zero, segundo Patrus, permitiu a redução do índice de prevalência da subalimentação de 10,7% (2000-2002) para 1,7% da população brasileira em 2014. O ministro disse que desde 2011 a presidenta Dilma Rousseff intensificou as ações para erradicação da pobreza extrema com o Programa Brasil Sem Miséria. 
Como resultado de ambos os programas, 36 milhões de brasileiros saíram da situação de extrema pobreza e 42 milhões ascenderam à classe média nos onze anos.
Agricultura familiar
Durante o discurso, o ministro Patrus Ananias destacou a importância do fortalecimento da agricultura familiar como um dos pilares do Programa Fome Zero. Segundo ele, "as ações foram desenvolvidas com a participação de organizações de agricultores familiares e garantiram na última década resultados como o aumento de 52% na renda da agricultura familiar e o crescimento de 20% para 50% da classe média rural". 
No âmbito global, Patrus defendeu a necessidade de criar políticas específicas para os agricultores familiares que “permitam ganhos de produtividade com sustentabilidade”. A Expo Milão deste ano conta com participação de representantes de 144 países nas discussões sobre o tema central Alimentando o Planeta, Energia para a vida.
Agenda
Patrus Ananias também participou da abertura da 39ª Sessão da Conferência da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma. No domingo (7), esteve presente ao evento especial sobre o Objetivo do Milênio - Reconhecendo avanços notáveis e excepcionais no combate à fome.
O encontro foi promovido pela FAO, junto ao Programa Mundial de Alimentos (PMA), com a finalidade de homenagear os países que atingiram o primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM-1) e a meta da Cúpula Mundial de Alimentação (CMA), referentes à redução da fome.

Título: Ministro do MDA Patrus Ananias, apresenta políticas brasileiras em Milão, Conteúdo: O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, disse que a contribuição brasileira ao mundo se dá pelo compartilhamento da experiência adquirida com a realização de políticas inovadoras de inclusão social e desenvolvimento da agricultura familiar.  Patrus falou durante o Fórum Agrícola Internacional da Expo Milão 2015, que reuniu autoridades, ONGs e especialistas em agricultura e alimentação. O ministro lembrou o compromisso assumido pelo ex-presidente Lula em 2003 de erradicar a fome no país e destacou o fato de que onze anos depois o Brasil saiu do Mapa da Fome, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).  Ele atribuiu o resultado à implantação de “vigorosas políticas” de inclusão social, segurança alimentar e nutricional, acesso à terra, ao crédito com conhecimento voltados à agricultura familiar. Fome Zero e Bolsa Família.  O sucesso da estratégia Fome Zero, segundo Patrus, permitiu a redução do índice de prevalência da subalimentação de 10,7% (2000-2002) para 1,7% da população brasileira em 2014. O ministro disse que desde 2011 a presidenta Dilma Rousseff intensificou as ações para erradicação da pobreza extrema com o Programa Brasil Sem Miséria.  Como resultado de ambos os programas, 36 milhões de brasileiros saíram da situação de extrema pobreza e 42 milhões ascenderam à classe média nos onze anos. Agricultura familiar Durante o discurso, o ministro Patrus Ananias destacou a importância do fortalecimento da agricultura familiar como um dos pilares do Programa Fome Zero. Segundo ele, "as ações foram desenvolvidas com a participação de organizações de agricultores familiares e garantiram na última década resultados como o aumento de 52% na renda da agricultura familiar e o crescimento de 20% para 50% da classe média rural".  No âmbito global, Patrus defendeu a necessidade de criar políticas específicas para os agricultores familiares que “permitam ganhos de produtividade com sustentabilidade”. A Expo Milão deste ano conta com participação de representantes de 144 países nas discussões sobre o tema central Alimentando o Planeta, Energia para a vida. Agenda Patrus Ananias também participou da abertura da 39ª Sessão da Conferência da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma. No domingo (7), esteve presente ao evento especial sobre o Objetivo do Milênio - Reconhecendo avanços notáveis e excepcionais no combate à fome. O encontro foi promovido pela FAO, junto ao Programa Mundial de Alimentos (PMA), com a finalidade de homenagear os países que atingiram o primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM-1) e a meta da Cúpula Mundial de Alimentação (CMA), referentes à redução da fome.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.