Mais de 70 jovens da Fetraf serão certificados em Agricultura Familiar

Jovens agricultores familiares do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná receberão o certificado de conclusão do Curso de Extensão em Agricultura Sustentável, Gestão e Inovação Tecnológica".

Escrito por: FETRAF/RS • Publicado em: 28/10/2015 - 15:15 Escrito por: FETRAF/RS Publicado em: 28/10/2015 - 15:15

Na próxima semana 76 jovens agricultores familiares do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná receberão o certificado de conclusão do “Curso de Extensão em Agricultura Sustentável, Gestão e Inovação Tecnológica”.  A cerimônia de formatura acontecerá na sexta-feira (06), na sede da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, Santa Catarina.

Na quinta-feira (05), dia anterior à certificação, a Fetraf-Sul, MDA e UFFS promoverão o Seminário Final de Avaliação do curso, que terá abertura às 10h:30min. Durante todo o dia, os jovens e entidades debaterão e avaliarão o processo formativo. O encerramento das atividades se dará com uma visita numa propriedade de turismo rural, em Santa Catarina.

Um painel sobre os Desafios e Perspectivas para a Juventude na Agricultura Familiar, ministrado pelo coordenador da Fetraf-Brasil, Marcos Rochinski, pelo professor da UFFS, Antônio Andriolli e representante do MDA abrirá a programação da sexta-feira (06).  O grande ato de entrega de certificação está previsto para às 14h, com a presença das instituições promotoras e parcerias do curso, bem como, familiares dos jovens.

Serão certificados 24 educandos do Rio Grande do Sul, 30 de Santa Catarina e 22 do Paraná. Ao longo dos três anos de aulas, focadas na pedagogia da alternância, os jovens agricultores familiares tiverem aulas teóricas e práticas, dividas em 12 módulos, sobre temas como Gestão, Sustentabilidade e Agroecologia, Inclusão Digital, Gênero, Políticas Públicas, Sucessão na Agricultura Familiar, entre outros.   Além do conhecimento adquirido em sala de aula e aplicado nas propriedades, os alunos multiplicaram o curso nos seus municípios de origem, para outros jovens agricultores.

Para o coordenador do coletivo de jovens da Fetraf-RS, Douglas Cenci, o curso foi muito relevante para a formação de lideranças, que agora estão mais qualificadas para atuar nas propriedades, sindicatos e cooperativas. “A partir deste importante e pioneiro processo formativo os jovens se empoderaram de maior capacidade técnica e política para incidir nos locais onde vivem e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e renda”, destaca.

Cenci salienta que a Federação já projeta nova formação com objetivo de oportunizar inclusão de outros jovens e também, proporcionar aos recém-formados o ingresso na graduação, voltada para as necessidades da agricultura familiar.

Receberão certificado 24 educandos do Rio Grande do Sul, 30 de Santa Catarina e 22 do Paraná.

Título: Mais de 70 jovens da Fetraf serão certificados em Agricultura Familiar, Conteúdo: Na próxima semana 76 jovens agricultores familiares do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná receberão o certificado de conclusão do “Curso de Extensão em Agricultura Sustentável, Gestão e Inovação Tecnológica”.  A cerimônia de formatura acontecerá na sexta-feira (06), na sede da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó, Santa Catarina. Na quinta-feira (05), dia anterior à certificação, a Fetraf-Sul, MDA e UFFS promoverão o Seminário Final de Avaliação do curso, que terá abertura às 10h:30min. Durante todo o dia, os jovens e entidades debaterão e avaliarão o processo formativo. O encerramento das atividades se dará com uma visita numa propriedade de turismo rural, em Santa Catarina. Um painel sobre os Desafios e Perspectivas para a Juventude na Agricultura Familiar, ministrado pelo coordenador da Fetraf-Brasil, Marcos Rochinski, pelo professor da UFFS, Antônio Andriolli e representante do MDA abrirá a programação da sexta-feira (06).  O grande ato de entrega de certificação está previsto para às 14h, com a presença das instituições promotoras e parcerias do curso, bem como, familiares dos jovens. Serão certificados 24 educandos do Rio Grande do Sul, 30 de Santa Catarina e 22 do Paraná. Ao longo dos três anos de aulas, focadas na pedagogia da alternância, os jovens agricultores familiares tiverem aulas teóricas e práticas, dividas em 12 módulos, sobre temas como Gestão, Sustentabilidade e Agroecologia, Inclusão Digital, Gênero, Políticas Públicas, Sucessão na Agricultura Familiar, entre outros.   Além do conhecimento adquirido em sala de aula e aplicado nas propriedades, os alunos multiplicaram o curso nos seus municípios de origem, para outros jovens agricultores. Para o coordenador do coletivo de jovens da Fetraf-RS, Douglas Cenci, o curso foi muito relevante para a formação de lideranças, que agora estão mais qualificadas para atuar nas propriedades, sindicatos e cooperativas. “A partir deste importante e pioneiro processo formativo os jovens se empoderaram de maior capacidade técnica e política para incidir nos locais onde vivem e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e renda”, destaca. Cenci salienta que a Federação já projeta nova formação com objetivo de oportunizar inclusão de outros jovens e também, proporcionar aos recém-formados o ingresso na graduação, voltada para as necessidades da agricultura familiar. Receberão certificado 24 educandos do Rio Grande do Sul, 30 de Santa Catarina e 22 do Paraná.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.