Lideranças do campo conseguem assegurar o espaço do Condraf e reuniões são retomadas

Os conselheiros que representam a diversidade do rural brasileiro reuniram-se em Brasília para discutir o formato do Conselho na atual conjuntura política

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa • Publicado em: 23/03/2017 - 14:58 Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa Publicado em: 23/03/2017 - 14:58

Lideranças dos movimentos sociais e organizações que representam a sociedade civil do campo conseguiram retomar as reuniões do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). Desde o ano passado os conselheiros dialogavam com o Governo sobre a importância de manter o espaço de participação popular, pois só assim as políticas públicas podem ser construídas com as especificidades de cada região.

A reunião ocorreu em Brasília nos dia 21 e 22 desta semana com a pauta sobre o formato que o Condraf vai assumir nessa conjuntura política, as prioridades do conselho, as demandas da sociedade, as políticas de regularização fundiária, comercialização, políticas para as mulheres, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e as ações para o semiárido brasileiro.

Segundo Marcos Rochinski, coordenador da CONTRAF BRASIL e conselheiro do Condraf, houve algumas frustações na atual composição do conselho, pois esperava-se uma 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 do governo, no entanto a posição do Governo foi de ser um espaço paritário. Outra questão divergente foi referente a presidência que ao invés de ser escolhido no pleno do conselho, foi por meio de indicação direta, sendo presidente o secretário especial, José Ricardo Roseno.

“Enquanto conselheiro sei do esforço que tivemos para retomar as atividades do Condraf. Apesar das divergências, o importante é que conseguimos assegurar este espaço de participação com diferentes povos do rural brasileiro para que de fato nosso campo seja representado”, avalia Rochinski.

Sobre o Condraf - O Conselho é um espaço de concertação e articulação entre os diferentes níveis de governo e as organizações da sociedade civil para o desenvolvimento rural sustentável. Sendo assim, conta com a representação da diversidade de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, mulheres, jovens, índios, quilombolas, pescadores artesanais e extrativistas. Fazem parte, ainda, várias entidades e organizações, centros de educação por alternância, entidades agroecológicas, do cooperativismo e da economia solidária, entre outras que atuam em redes de organizações de representação e de apoio do Brasil Rural, além de ministérios e representantes dos municípios e estados.

Título: Lideranças do campo conseguem assegurar o espaço do Condraf e reuniões são retomadas, Conteúdo: Lideranças dos movimentos sociais e organizações que representam a sociedade civil do campo conseguiram retomar as reuniões do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf). Desde o ano passado os conselheiros dialogavam com o Governo sobre a importância de manter o espaço de participação popular, pois só assim as políticas públicas podem ser construídas com as especificidades de cada região. A reunião ocorreu em Brasília nos dia 21 e 22 desta semana com a pauta sobre o formato que o Condraf vai assumir nessa conjuntura política, as prioridades do conselho, as demandas da sociedade, as políticas de regularização fundiária, comercialização, políticas para as mulheres, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e as ações para o semiárido brasileiro. Segundo Marcos Rochinski, coordenador da CONTRAF BRASIL e conselheiro do Condraf, houve algumas frustações na atual composição do conselho, pois esperava-se uma 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 do governo, no entanto a posição do Governo foi de ser um espaço paritário. Outra questão divergente foi referente a presidência que ao invés de ser escolhido no pleno do conselho, foi por meio de indicação direta, sendo presidente o secretário especial, José Ricardo Roseno. “Enquanto conselheiro sei do esforço que tivemos para retomar as atividades do Condraf. Apesar das divergências, o importante é que conseguimos assegurar este espaço de participação com diferentes povos do rural brasileiro para que de fato nosso campo seja representado”, avalia Rochinski. Sobre o Condraf - O Conselho é um espaço de concertação e articulação entre os diferentes níveis de governo e as organizações da sociedade civil para o desenvolvimento rural sustentável. Sendo assim, conta com a representação da diversidade de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, mulheres, jovens, índios, quilombolas, pescadores artesanais e extrativistas. Fazem parte, ainda, várias entidades e organizações, centros de educação por alternância, entidades agroecológicas, do cooperativismo e da economia solidária, entre outras que atuam em redes de organizações de representação e de apoio do Brasil Rural, além de ministérios e representantes dos municípios e estados.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.