Lançamento do Edital do CAR

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e a presidente da CAIXA, Miriam Belchior, lançaram o edital para apoiar financeiramente entidades da sociedade civil na realização do CAR.

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 27/07/2015 - 14:45 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 27/07/2015 - 14:45

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e a presidente da CAIXA, Miriam Belchior, lançaram, nesta segunda-feira (27/07), o edital para apoiar financeiramente entidades da sociedade civil na realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A medida será destinada ao cadastramento de pequenas propriedades localizadas no Semiárido.

A cerimônia contou com a participação do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará, da FETRAF/BRASIL e de outras entidades nacionais de representação da agricultura familiar, da reforma agrária e de comunidades quilombolas.

O CAR está previsto no Código Florestal Brasileiro e reúne informações das propriedades para servir como base de dados para monitorar e controlar o desmatamento no país. O prazo para todos os proprietários de imóveis rurais e terras acaba em maio de 2016.

De acordo com o edital, as instituições privadas sem fins lucrativos, como sindicatos e organizações não-governamentais (ONGs), devem apresentar projetos para auxiliar as famílias que têm pequenas propriedades a realizarem o cadastro no CAR.

As instituições devem ter experiência comprovada na realização de projetos junto a agricultores familiares e/ou povos e comunidades tradicionais. Para o edital, o Fundo Socioambiental da Caixa disponibilizará R$ 10 milhões. Os estados que poderão ser contemplados com os projetos são Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

“O edital tem como objetivo facilitar o cadastro de imóveis rurais em regiões de difícil acesso", disse a presidenta da Caixa, Miriam Belchior que acredita que este edital é de extrema valia para os movimentos sociais que sempre mostraram engajamento em cumprir o prazo para cadastrar todos os imóveis no CAR. "Só precisam dos meios para isso", Concluiu Miriam Belchior.

Já a ministra Izabella Teixeira explicou que acredita que 90% das pessoas fazem o que é certo. “É claro que precisam de ajuda, de diálogo permanente, de dinheiro, de transparência. Temos que acabar com essa miopia que não enxerga as diferenças sociais, econômicas e políticas existentes no país", complementou a Ministra.

A FETRAF esteve presente no lançamento do Edital e o CAR é uma pauta antiga da Federação com o Governo. A FETRAF acredita que é necessária preparação e difusão de informação para um cadastramento bem realizado.   “Nossos agricultores não sabem o que fazer por falta de informação. É preciso ter equipes treinadas para ir a campo e ajudar aqueles que têm essa deficiência”.

 

foto: PORTAL G1

Título: Lançamento do Edital do CAR, Conteúdo: A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e a presidente da CAIXA, Miriam Belchior, lançaram, nesta segunda-feira (27/07), o edital para apoiar financeiramente entidades da sociedade civil na realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). A medida será destinada ao cadastramento de pequenas propriedades localizadas no Semiárido. A cerimônia contou com a participação do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará, da FETRAF/BRASIL e de outras entidades nacionais de representação da agricultura familiar, da reforma agrária e de comunidades quilombolas. O CAR está previsto no Código Florestal Brasileiro e reúne informações das propriedades para servir como base de dados para monitorar e controlar o desmatamento no país. O prazo para todos os proprietários de imóveis rurais e terras acaba em maio de 2016. De acordo com o edital, as instituições privadas sem fins lucrativos, como sindicatos e organizações não-governamentais (ONGs), devem apresentar projetos para auxiliar as famílias que têm pequenas propriedades a realizarem o cadastro no CAR. As instituições devem ter experiência comprovada na realização de projetos junto a agricultores familiares e/ou povos e comunidades tradicionais. Para o edital, o Fundo Socioambiental da Caixa disponibilizará R$ 10 milhões. Os estados que poderão ser contemplados com os projetos são Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. “O edital tem como objetivo facilitar o cadastro de imóveis rurais em regiões de difícil acesso", disse a presidenta da Caixa, Miriam Belchior que acredita que este edital é de extrema valia para os movimentos sociais que sempre mostraram engajamento em cumprir o prazo para cadastrar todos os imóveis no CAR. "Só precisam dos meios para isso", Concluiu Miriam Belchior. Já a ministra Izabella Teixeira explicou que acredita que 90% das pessoas fazem o que é certo. “É claro que precisam de ajuda, de diálogo permanente, de dinheiro, de transparência. Temos que acabar com essa miopia que não enxerga as diferenças sociais, econômicas e políticas existentes no país", complementou a Ministra. A FETRAF esteve presente no lançamento do Edital e o CAR é uma pauta antiga da Federação com o Governo. A FETRAF acredita que é necessária preparação e difusão de informação para um cadastramento bem realizado.   “Nossos agricultores não sabem o que fazer por falta de informação. É preciso ter equipes treinadas para ir a campo e ajudar aqueles que têm essa deficiência”.   foto: PORTAL G1



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.