GT da FAO discute atuação dos movimentos sociais na Conferência Regional

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 14/02/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 14/02/2012 - 00:00

Escrito por Fernanda Silva - IMPRENSA FETRAF-BRASIL

Discutir a Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que será de 26 a 30 de março em Buenos Aires, foi tema da reunião do Grupo Interministerial que ocorreu na última quinta-feira (9), no Ministério das Relações Exteriores. O objetivo consistiu em preparar a delegação que irá para a Conferência.

De acordo com Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, a reunião discutiu e analisou como será a intervenção dos movimentos sociais na atividade.

“Trabalhar temas como comercialização já que o Brasil tem experiências bem sucedidas e é referência no combate a fome para o mundo será uma das nossas intervenções. Bem como destacar os desafios que temos de erradicar a miséria e as expectativas para Rio+20”, informou.

A Delegação que irá para o evento será definida até dia 29 de fevereiro.

FAO e escritórios regionais
Com o papel de propagar os debates ocorridos no âmbito da FAO para que estejam mais próximos da sociedade “a Organização irá abrir escritórios regionais, um em Curitiba, Paraná, e no Norte e Nordeste. “Isso irá proporcionar integração maior entre estados e FAO no que se refere a temática da segurança alimentar”, disse a coordenadora.

A Conferência Regional da FAO é realizada a cada dois anos e representa o máximo organismo reitor e foro da Organização na região. A partir deste ano a atividade terá uma importância maior que as anteriores, pois não terão apenas um caráter técnico e consultivo, mas fixarão os temas que guiarão a ação da FAO a nível mundial.

Dessa forma, os temas e prioridades que os países da América Latina e o Caribe estabelecerem para o desenvolvimento da agricultura e a luta contra a fome irão diretamente ao Conselho e à Conferência da FAO, como parte de sua agenda oficial.

As prioridades regionais também terão uma ingerência direta nas comissões de programa e orçamento da FAO, cuja missão será articulá-las nos programas da organização e que se vejam refletidos nos resultados do atuar da FAO.

Título: GT da FAO discute atuação dos movimentos sociais na Conferência Regional, Conteúdo: Escrito por Fernanda Silva - IMPRENSA FETRAF-BRASIL Discutir a Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que será de 26 a 30 de março em Buenos Aires, foi tema da reunião do Grupo Interministerial que ocorreu na última quinta-feira (9), no Ministério das Relações Exteriores. O objetivo consistiu em preparar a delegação que irá para a Conferência.De acordo com Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, a reunião discutiu e analisou como será a intervenção dos movimentos sociais na atividade. “Trabalhar temas como comercialização já que o Brasil tem experiências bem sucedidas e é referência no combate a fome para o mundo será uma das nossas intervenções. Bem como destacar os desafios que temos de erradicar a miséria e as expectativas para Rio+20”, informou.A Delegação que irá para o evento será definida até dia 29 de fevereiro.FAO e escritórios regionaisCom o papel de propagar os debates ocorridos no âmbito da FAO para que estejam mais próximos da sociedade “a Organização irá abrir escritórios regionais, um em Curitiba, Paraná, e no Norte e Nordeste. “Isso irá proporcionar integração maior entre estados e FAO no que se refere a temática da segurança alimentar”, disse a coordenadora.A Conferência Regional da FAO é realizada a cada dois anos e representa o máximo organismo reitor e foro da Organização na região. A partir deste ano a atividade terá uma importância maior que as anteriores, pois não terão apenas um caráter técnico e consultivo, mas fixarão os temas que guiarão a ação da FAO a nível mundial.Dessa forma, os temas e prioridades que os países da América Latina e o Caribe estabelecerem para o desenvolvimento da agricultura e a luta contra a fome irão diretamente ao Conselho e à Conferência da FAO, como parte de sua agenda oficial.As prioridades regionais também terão uma ingerência direta nas comissões de programa e orçamento da FAO, cuja missão será articulá-las nos programas da organização e que se vejam refletidos nos resultados do atuar da FAO.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.