FETRAF-SC realizou série de audiências em Florianópolis

Agenda em Florianópolis com audiências públicas no Banco do Brasil, Secretaria da Agricultura, Secretaria da Fazenda e na Celesc para tratar de pautas referentes a Agricultura Familiar Catarinense.

Escrito por: Secretária de Comunicação Fetraf Santa Catarina • Publicado em: 11/07/2016 - 11:19 Escrito por: Secretária de Comunicação Fetraf Santa Catarina Publicado em: 11/07/2016 - 11:19
No último dia 7 de julho o coordenador Alexandre Bergamin da Fetraf de Santa Catarina e o diretor Marcos Rozar cumpriram ampla agenda em Florianópolis com audiências públicas no Banco do Brasil, Secretaria da Agricultura, Secretaria da Fazenda e na Celesc para tratar de pautas referentes a Agricultura Familiar Catarinense.
 
? Audiência no Banco do Brasil
 
Na audiência pública com o superintendente de agronegócio do Banco do Brasil a pauta foi tratar do plano Safra 2016/2017 para Agricultura Familiar. Debater os desafios para o Estado continuar ampliando o número de contratos e também em volumes de recursos, pois apesar da extinção do MDA o Plano Safra precisa continuar sendo subsidiado e com fácil acesso aos Agricultores.
 
Bergamin disse que a audiência oportunizou também tratar sobre o programa de crédito fundiário: ‘’o Banco do Brasil precisa incorporar o conceito de Agricultura Familiar, pois os Agricultores Familiares não se sentem representados ou incluídos quando se faz referência apenas ao agronegócio. Basta lembrarmos o lançamento do plano safra no último dia 5 (terça feira) foi a expressão disso. Foi o lançamento do plano safra do agronegócio, esqueceram que 90 % das propriedades de Santa Catarina são de agricultores familiares.
 
? Audiência na Secretária de Agricultura
 
Outra agenda realizada foi na secretaria de agricultura para tratar também sobre credito fundiário e a política estadual de incentivo as agroindústrias familiares
 
? Audiência na Secretaria da Fazenda
 
A reunião na secretaria estadual da fazenda teve como intuito tratar da isenção e redução do valor cobrado de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para as nossas pequenas agroindústrias familiares que hoje pagam até 17% de ICMS sob alguns produtos enquanto que as grandes cooperativas pagam no máximo 4 %. ‘‘Temos uma proposta de Projeto de Lei que prevê a redução conforme a lei do simples nacional. Isso dará mais condições a essas pequenas agroindústrias familiares’’
 
? Audiência na Celesc
 
A última agenda do dia foi na empresa Celesc onde entregamos vários pedidos de melhoria e ampliação da potência dos transformadores de propriedades do município de quilombo. O levantamento foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar - Sintraf  de Quilombo e Região, além de tratarmos da atualização do contrato entre a Fetraf-SC e a Celesc.
 
Segundo o coordenador Alexandre Bergamin as agendas foram muito propositivas, pois a Federação apresentou reivindicações e ajustes de encaminhamentos nas audiências realizadas.  A Fetraf SC tem uma ampla pauta de trabalho no estado e essas agendas são fundamentais para encaminhar questões importantes, fundamentais para a categoria.
 
Secretária de Comunicação Fetraf Santa Catarina
Título: FETRAF-SC realizou série de audiências em Florianópolis, Conteúdo: No último dia 7 de julho o coordenador Alexandre Bergamin da Fetraf de Santa Catarina e o diretor Marcos Rozar cumpriram ampla agenda em Florianópolis com audiências públicas no Banco do Brasil, Secretaria da Agricultura, Secretaria da Fazenda e na Celesc para tratar de pautas referentes a Agricultura Familiar Catarinense.   ? Audiência no Banco do Brasil   Na audiência pública com o superintendente de agronegócio do Banco do Brasil a pauta foi tratar do plano Safra 2016/2017 para Agricultura Familiar. Debater os desafios para o Estado continuar ampliando o número de contratos e também em volumes de recursos, pois apesar da extinção do MDA o Plano Safra precisa continuar sendo subsidiado e com fácil acesso aos Agricultores.   Bergamin disse que a audiência oportunizou também tratar sobre o programa de crédito fundiário: ‘’o Banco do Brasil precisa incorporar o conceito de Agricultura Familiar, pois os Agricultores Familiares não se sentem representados ou incluídos quando se faz referência apenas ao agronegócio. Basta lembrarmos o lançamento do plano safra no último dia 5 (terça feira) foi a expressão disso. Foi o lançamento do plano safra do agronegócio, esqueceram que 90 % das propriedades de Santa Catarina são de agricultores familiares.   ? Audiência na Secretária de Agricultura   Outra agenda realizada foi na secretaria de agricultura para tratar também sobre credito fundiário e a política estadual de incentivo as agroindústrias familiares   ? Audiência na Secretaria da Fazenda   A reunião na secretaria estadual da fazenda teve como intuito tratar da isenção e redução do valor cobrado de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para as nossas pequenas agroindústrias familiares que hoje pagam até 17% de ICMS sob alguns produtos enquanto que as grandes cooperativas pagam no máximo 4 %. ‘‘Temos uma proposta de Projeto de Lei que prevê a redução conforme a lei do simples nacional. Isso dará mais condições a essas pequenas agroindústrias familiares’’   ? Audiência na Celesc   A última agenda do dia foi na empresa Celesc onde entregamos vários pedidos de melhoria e ampliação da potência dos transformadores de propriedades do município de quilombo. O levantamento foi realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar - Sintraf  de Quilombo e Região, além de tratarmos da atualização do contrato entre a Fetraf-SC e a Celesc.   Segundo o coordenador Alexandre Bergamin as agendas foram muito propositivas, pois a Federação apresentou reivindicações e ajustes de encaminhamentos nas audiências realizadas.  A Fetraf SC tem uma ampla pauta de trabalho no estado e essas agendas são fundamentais para encaminhar questões importantes, fundamentais para a categoria.   Secretária de Comunicação Fetraf Santa Catarina



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.