Fetraf SC participa do Seminário Estadual sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional

O evento é promovido pelo Consea e discute entre outros temas as políticas públicas para fortalecer a agricultura familiar

Escrito por: Patrícia Costa • Publicado em: 04/12/2018 - 11:28 • Última modificação: 04/12/2018 - 11:56 Escrito por: Patrícia Costa Publicado em: 04/12/2018 - 11:28 Última modificação: 04/12/2018 - 11:56

Fetraf SC Seminário sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional em Florianópolis

A Fetraf de Santa Catarina, representado pelo coordenador Alexandre Bergamin, participa do Seminário Estadual sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, promovido  pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e pela Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) até a próxima quinta-feira 06.12, em em São José, na grande Florianópolis.

Na programação os debates vão abordar questões dos transgênicos, leis de restrição de comércio de orgânicos, avaliação e diagnóstico do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Terra Boa, que acontece no âmbito estadual e tem finalidade “Subvencionar a aquisição de calcário e sementes de milho, a fim de aumentar a produção, reduzindo a dependência de importação”.

O Programa Terra Boa faz parte do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (PESAN). Constatou-se que, dentre as variedades de milho distribuídas aos agricultores, grande parte são transgênicas. Durante o Seminário, serão avaliadas possibilidades de ampliar e diversificar as sementes do Programa, promovendo a agrobiodiversidade em Santa Catarina.

Ainda, haverá uma análise de conjuntura social, política e econômica. O momento vai contar com a socialização de experiências exitosas de consumidores do banco de alimentos e restaurantes, grupo de fornecedores organizados de acesso ao PAA e compras institucionais.

Durante as atividades também está previsto a apresentação do programa estadual de Agrobiodiversidade (PEA), elaborado a partir da constatação de que o estado de Santa Catarina apesar de sólida base econômica na produção agropecuária vinculada a agricultura familiar não possuía um programa que conservasse sua agrobiodiversidade. A conservação da agrobiodiversidade tem como finalidade promover a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), constituindo-se em um componente essencial para o desenvolvimento sustentável”, segundo as diretrizes do programa.

Título: Fetraf SC participa do Seminário Estadual sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Conteúdo: A Fetraf de Santa Catarina, representado pelo coordenador Alexandre Bergamin, participa do Seminário Estadual sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, promovido  pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e pela Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) até a próxima quinta-feira 06.12, em em São José, na grande Florianópolis. Na programação os debates vão abordar questões dos transgênicos, leis de restrição de comércio de orgânicos, avaliação e diagnóstico do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Terra Boa, que acontece no âmbito estadual e tem finalidade “Subvencionar a aquisição de calcário e sementes de milho, a fim de aumentar a produção, reduzindo a dependência de importação”. O Programa Terra Boa faz parte do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (PESAN). Constatou-se que, dentre as variedades de milho distribuídas aos agricultores, grande parte são transgênicas. Durante o Seminário, serão avaliadas possibilidades de ampliar e diversificar as sementes do Programa, promovendo a agrobiodiversidade em Santa Catarina. Ainda, haverá uma análise de conjuntura social, política e econômica. O momento vai contar com a socialização de experiências exitosas de consumidores do banco de alimentos e restaurantes, grupo de fornecedores organizados de acesso ao PAA e compras institucionais. Durante as atividades também está previsto a apresentação do programa estadual de Agrobiodiversidade (PEA), elaborado a partir da constatação de que o estado de Santa Catarina apesar de sólida base econômica na produção agropecuária vinculada a agricultura familiar não possuía um programa que conservasse sua agrobiodiversidade. A conservação da agrobiodiversidade tem como finalidade promover a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), constituindo-se em um componente essencial para o desenvolvimento sustentável”, segundo as diretrizes do programa.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.