FETRAF RN realiza primeira oficina do curso LIDERAF na região Canavieira

Agricultores Familiares adquirem mais conhecimento da luta e história sindical para defender os direitos da classe trabalhadora

Escrito por: Assessoria de Comunicação FETRAF RN • Publicado em: 04/05/2017 - 10:55 Escrito por: Assessoria de Comunicação FETRAF RN Publicado em: 04/05/2017 - 10:55

Na quarta-feira (03) a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (FETRAF/RN), realizou a primeira Oficina do Curso de Formação de Lideranças da Agricultura Familiar na Região Canavieira (LIDERAF).

O evento aconteceu no L.L. Recepções em Santo Antônio, município distante 76,6 km de Natal/RN e reuniu os formandos de cada município, Lideranças Sindicais, Diretores da FETRAF/RN e convidados.

A mesa de abertura compôs as lideranças: Dário Fortunato - Presidente do SINTRAF de Santo Antônio e Diretor de Formação da FETRAF/RN; João Cabral de Lira - Coordenador Geral da FETRAF/RN; Ricardo Paulino da Silva - Presidente do SINTRAF de Brejinho; Suely do SINTRAF de Lagoa de Pedras; José Cícero de Oliveira - Secretário de Agricultura de Santo Antônio e Maria Avanael Simão - Coordenadora de Finanças e Administração da FETRAF/RN.

Dário Fortunato destacou em sua fala, a importância do curso oferecido pela FETRAF/RN, para o movimento Sindical.

João Cabral falou sobre o processo histórico da FETRAF/RN e da necessidade de se fazer formação. Cabral lembrou de diversos companheiros que lutaram em beneficio a classe trabalhadora e alertou para que cada Sindicalista compreenda o papel do sindicato.

Maria Avanael parabenizou a luta da Federação em realizar esta ação nesse momento atual da conjuntura política em nosso país e destacou a importância da iniciativa para a transformação da vida de cada cidadão.

José Cícero de Oliveira, lembrou da situação que passou e ainda passa o homem do campo e a importância do mesmo para o Brasil. Ele destacou ainda a necessidade de união em prol dos trabalhadores.

A segunda mesa foi formada pelos Professores, César de Oliveira e César Gavião, com o tema: Identidade e importância das lutas sociais e sindicais no campo brasileiro, o Professor César Gavião falou do processo histórico de lutas e organização da classe trabalhadora rural como as ligas camponesas no Brasil, passando pela origem dos Sindicatos, até o momento atual.

Já César Oliveira falou sobre a identidade social e a importância da Agricultura Familiar no Brasil, destacando as principais diferenças entre a Agricultura Familiar e o Agronegócio.

Logo depois foi aberto para o debate, onde os participantes fizeram diversas intervenções junto aos debatedores.

Participaram do evento, formandos e lideranças sindicais dos municípios de: Santo Antônio, Jundiá, Lagoa de Pedras, Brejinho, Espirito Santo, Montanhas e Canguaretama.

Além de Dário, Maria Avanael e João Cabral, o Diretor de Juventude, Comunicação e Cultura da FETRAF/RN - Alex Pontes também participou do evento.

A programação tem sequencia nesta quinta-feira 04.05 durante o dia.

Título: FETRAF RN realiza primeira oficina do curso LIDERAF na região Canavieira, Conteúdo: Na quarta-feira (03) a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (FETRAF/RN), realizou a primeira Oficina do Curso de Formação de Lideranças da Agricultura Familiar na Região Canavieira (LIDERAF). O evento aconteceu no L.L. Recepções em Santo Antônio, município distante 76,6 km de Natal/RN e reuniu os formandos de cada município, Lideranças Sindicais, Diretores da FETRAF/RN e convidados. A mesa de abertura compôs as lideranças: Dário Fortunato - Presidente do SINTRAF de Santo Antônio e Diretor de Formação da FETRAF/RN; João Cabral de Lira - Coordenador Geral da FETRAF/RN; Ricardo Paulino da Silva - Presidente do SINTRAF de Brejinho; Suely do SINTRAF de Lagoa de Pedras; José Cícero de Oliveira - Secretário de Agricultura de Santo Antônio e Maria Avanael Simão - Coordenadora de Finanças e Administração da FETRAF/RN. Dário Fortunato destacou em sua fala, a importância do curso oferecido pela FETRAF/RN, para o movimento Sindical. João Cabral falou sobre o processo histórico da FETRAF/RN e da necessidade de se fazer formação. Cabral lembrou de diversos companheiros que lutaram em beneficio a classe trabalhadora e alertou para que cada Sindicalista compreenda o papel do sindicato. Maria Avanael parabenizou a luta da Federação em realizar esta ação nesse momento atual da conjuntura política em nosso país e destacou a importância da iniciativa para a transformação da vida de cada cidadão. José Cícero de Oliveira, lembrou da situação que passou e ainda passa o homem do campo e a importância do mesmo para o Brasil. Ele destacou ainda a necessidade de união em prol dos trabalhadores. A segunda mesa foi formada pelos Professores, César de Oliveira e César Gavião, com o tema: Identidade e importância das lutas sociais e sindicais no campo brasileiro, o Professor César Gavião falou do processo histórico de lutas e organização da classe trabalhadora rural como as ligas camponesas no Brasil, passando pela origem dos Sindicatos, até o momento atual. Já César Oliveira falou sobre a identidade social e a importância da Agricultura Familiar no Brasil, destacando as principais diferenças entre a Agricultura Familiar e o Agronegócio. Logo depois foi aberto para o debate, onde os participantes fizeram diversas intervenções junto aos debatedores. Participaram do evento, formandos e lideranças sindicais dos municípios de: Santo Antônio, Jundiá, Lagoa de Pedras, Brejinho, Espirito Santo, Montanhas e Canguaretama. Além de Dário, Maria Avanael e João Cabral, o Diretor de Juventude, Comunicação e Cultura da FETRAF/RN - Alex Pontes também participou do evento. A programação tem sequencia nesta quinta-feira 04.05 durante o dia.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.