Fetraf RN continua processos de formação de lideranças

Essa será a segunda turma de formação da Fetraf do Rio Grande do Norte para fortalecer a defesa da agricultura familiar e garantir suas políticas públicas

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa • Publicado em: 01/03/2017 - 20:53 Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa Publicado em: 01/03/2017 - 20:53

A aula inaugural da segunda turma de formação da Fetraf do Rio Grande do Norte começa nesta quinta-feira 02.03, na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi. O processo ocorre nas vésperas da grande mobilização do dia 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, onde haverá grandes atos políticos por todo país em defesa da mulher e seus direitos.

O processo de formação de lideranças, LIDERAF, objetiva a consolidação de um novo sindicalismo rural, catalizador de uma nova Agricultura Familiar de base agroecológica no contexto da convivência com o semi-árido potiguar com o foco na questão da produção sustentável, formação política e organização sindical.

Para as lideranças da Fetraf RN esse é um momento importante pois há um consenso de que a formação sindical e política é essencial para os enfrentamentos políticos. "Além das lideranças que já temos reforçamos que é necessário trazer novos agentes políticos. Conhecer a história do movimento social e político do Brasil e compreender os aspectos do sindicalismo, nossos avanços, o que vivemos e as ameaças por qual passamos hoje, é primordial para fortalecer as bases. Fico muito feliz de ter o Rio Grande do Norte como piloto neste processo de formação e posteriormente disseminar para outras regiões do país”, avalia Josana Lima coordenadora da Fetraf RN e da CONTRAF BRASIL.

A primeira aula inaugural do LIDERAF foi no dia 23.02 no Centro de Cultura e Eventos da Prefeitura Municipal de Messias Targino, com mais 130 participantes de 16 dos municípios do Alto e Médio Oeste da base da FETRAFRN. Há dois anos o projeto LIDERAF foi planejado desde sua grade de estudos à estrutura financeira.

“Precisamos está com nossas organizações fortalecidas e o curso vem ao encontro do momento político, principalmente agora com as mobilizações do mês de março. Para nós mulheres, camponesas, um dos desafios é barrar a proposta da reforma previdenciária e a formação vai ajudar nos enfrentamentos e a dar visibilidade a Agricultura Familiar do Brasil”, pontua Elisângela Araújo, coordenadora de Formação e Educação Profissional da CONTRAF BRASIL acrescentando que a LIDERAF será também de grande subsídio para o processo de formação da rede nacional da CONTRAF BRASIL.

O curso tem duração de dois anos com aulas intercaladas em módulos, intercâmbios, visitas em campo entre outras atividades. São duas turmas em andamento que formarão mais de 130 lideranças. 

Título: Fetraf RN continua processos de formação de lideranças, Conteúdo: A aula inaugural da segunda turma de formação da Fetraf do Rio Grande do Norte começa nesta quinta-feira 02.03, na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi. O processo ocorre nas vésperas da grande mobilização do dia 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, onde haverá grandes atos políticos por todo país em defesa da mulher e seus direitos. O processo de formação de lideranças, LIDERAF, objetiva a consolidação de um novo sindicalismo rural, catalizador de uma nova Agricultura Familiar de base agroecológica no contexto da convivência com o semi-árido potiguar com o foco na questão da produção sustentável, formação política e organização sindical. Para as lideranças da Fetraf RN esse é um momento importante pois há um consenso de que a formação sindical e política é essencial para os enfrentamentos políticos. "Além das lideranças que já temos reforçamos que é necessário trazer novos agentes políticos. Conhecer a história do movimento social e político do Brasil e compreender os aspectos do sindicalismo, nossos avanços, o que vivemos e as ameaças por qual passamos hoje, é primordial para fortalecer as bases. Fico muito feliz de ter o Rio Grande do Norte como piloto neste processo de formação e posteriormente disseminar para outras regiões do país”, avalia Josana Lima coordenadora da Fetraf RN e da CONTRAF BRASIL. A primeira aula inaugural do LIDERAF foi no dia 23.02 no Centro de Cultura e Eventos da Prefeitura Municipal de Messias Targino, com mais 130 participantes de 16 dos municípios do Alto e Médio Oeste da base da FETRAFRN. Há dois anos o projeto LIDERAF foi planejado desde sua grade de estudos à estrutura financeira. “Precisamos está com nossas organizações fortalecidas e o curso vem ao encontro do momento político, principalmente agora com as mobilizações do mês de março. Para nós mulheres, camponesas, um dos desafios é barrar a proposta da reforma previdenciária e a formação vai ajudar nos enfrentamentos e a dar visibilidade a Agricultura Familiar do Brasil”, pontua Elisângela Araújo, coordenadora de Formação e Educação Profissional da CONTRAF BRASIL acrescentando que a LIDERAF será também de grande subsídio para o processo de formação da rede nacional da CONTRAF BRASIL. O curso tem duração de dois anos com aulas intercaladas em módulos, intercâmbios, visitas em campo entre outras atividades. São duas turmas em andamento que formarão mais de 130 lideranças. 



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.