FETRAF realiza 1º encontro da agricultura familiar da região nordeste

Feira de Santana, na Bahia, sedia primeira Exposição do Encontro da Agricultura Familiar do Nordeste (EXPOAGRIFAM)

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 03/01/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 03/01/2012 - 00:00

Feira de Santana, na Bahia, sediou o I Encontro da Agricultura Familiar da Região Nordeste. No auditório do Olimpio Eventos, a atividade ocorreu na sexta-feira (16), e lançou a 1ª Exposição do Encontro da Agricultura Familiar do Nordeste (EXPOAGRIFAM).

Com a presença de aproximadamente mil agricultores familiares e assentados da reforma agrária, o Encontro discutiu a importância da organização da categoria para aumento da renda dos produtores, acesso à crédito e melhores condições de produção, espaço no mercado institucional e escoamento da produção. 

Com painéis de debates sobre temas voltados para a agricultura familiar da região, Elisângela Araújo, coordenadora geral da FETRAF-BRASIL destacou os desafios a serem enfrentados para que haja avanço no desenvolvimento de políticas públicas para o nordeste.

“Há necessidade de que se aprofunde a organização social dos agricultores familiares; que se estabeleçam experiências específicas em relação ao sul do país, no que se refere ao credito para produção; e que se amplie e construam novos empreendimentos de verticalização da produção”, elencou. 

Para a coordenadora, o Brasil avançou, mas a região Nordeste continua sendo “o Brasil mais pobre que possui 59% de pessoas extremamente pobres, sendo 52% no campo nordestino”. 

“Para mudar esse quadro temos muitos desafios que precisam ser enfrentados e superados para que nossa produção aumente, produza riqueza e impeça que o êxodo da nossa juventude continue”.

A atividade também contou com mesa de debate sobre o “Programa Nacional dos Biocombustíveis e novos desafios para a região Nordeste”. Na oportunidade foi lançada a Revista “Boas Práticas do Cooperativismo da Agricultura Familiar”. 

Participaram do I Encontro da Agricultura Familiar da Região Nordeste Maria Josana de Lima, FETRAF-Rio Grande do Norte, João Santos FETRAF-Permambuco, Francisco Aury Junior, FETRAF-Ceará, Antonio Chaves, FETRAF-Piauí, Rosival Leite FETRAF-Bahia, José Herculano, BNB, DAVID Leal, Petrobras Biocombustível, parlamentares, Martiniano Costa, Presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-Bahia); Zé Grande, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira; Rogério Neuwald, assessor da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) Nacional; Ozenir Moraes, secretário da Agricultura do Município de Feira.

 

Título: FETRAF realiza 1º encontro da agricultura familiar da região nordeste, Conteúdo: Feira de Santana, na Bahia, sediou o I Encontro da Agricultura Familiar da Região Nordeste. No auditório do Olimpio Eventos, a atividade ocorreu na sexta-feira (16), e lançou a 1ª Exposição do Encontro da Agricultura Familiar do Nordeste (EXPOAGRIFAM). Com a presença de aproximadamente mil agricultores familiares e assentados da reforma agrária, o Encontro discutiu a importância da organização da categoria para aumento da renda dos produtores, acesso à crédito e melhores condições de produção, espaço no mercado institucional e escoamento da produção.  Com painéis de debates sobre temas voltados para a agricultura familiar da região, Elisângela Araújo, coordenadora geral da FETRAF-BRASIL destacou os desafios a serem enfrentados para que haja avanço no desenvolvimento de políticas públicas para o nordeste. “Há necessidade de que se aprofunde a organização social dos agricultores familiares; que se estabeleçam experiências específicas em relação ao sul do país, no que se refere ao credito para produção; e que se amplie e construam novos empreendimentos de verticalização da produção”, elencou.  Para a coordenadora, o Brasil avançou, mas a região Nordeste continua sendo “o Brasil mais pobre que possui 59% de pessoas extremamente pobres, sendo 52% no campo nordestino”.  “Para mudar esse quadro temos muitos desafios que precisam ser enfrentados e superados para que nossa produção aumente, produza riqueza e impeça que o êxodo da nossa juventude continue”. A atividade também contou com mesa de debate sobre o “Programa Nacional dos Biocombustíveis e novos desafios para a região Nordeste”. Na oportunidade foi lançada a Revista “Boas Práticas do Cooperativismo da Agricultura Familiar”.  Participaram do I Encontro da Agricultura Familiar da Região Nordeste Maria Josana de Lima, FETRAF-Rio Grande do Norte, João Santos FETRAF-Permambuco, Francisco Aury Junior, FETRAF-Ceará, Antonio Chaves, FETRAF-Piauí, Rosival Leite FETRAF-Bahia, José Herculano, BNB, DAVID Leal, Petrobras Biocombustível, parlamentares, Martiniano Costa, Presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-Bahia); Zé Grande, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira; Rogério Neuwald, assessor da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) Nacional; Ozenir Moraes, secretário da Agricultura do Município de Feira.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.