FETRAF participa de intercâmbio em Cuba

Além de mostrar as experiências da Federação, Elisângela Araújo, coordenadora Geral visita centros de ciência, tecnologia e pesquisa de sistemas agroflorestais e pecuários

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 08/11/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 08/11/2011 - 00:00

De 27 de novembro a 3 de dezembro, Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, participou do intercâmbio sindical, a convite da Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC) e sindicatos, feito à Central Única dos Trabalhadores (CUT Nacional).

Com Carmem Foro, secretária de Meio Ambiente da CUT, as dirigentes acompanhadas de Ernesto Freire, chefe do Departamento de Relações Internacionais da CTC, conheceram dirigentes do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Ciências.

De acordo com Elisângela, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, a entidade sindical, que tem a tem missão de defender os direitos dos trabalhadores e contribuir implementação das políticas públicas no país, possui 130 centros  de ciências e pesquisas, 46 mil trabalhadores, sendo 53% mulheres.

Em reunião com a Secretaria de Ciências e Tecnologia, do Ministério da Agricultura, e com a Secretaria Geral do sindicato nacional de agropecuária, as visitantes assistiram a apresentação das ações do governo cubano que possui 36 centros de ciências e pesquisa em pecuária, sistemas agroflorestais programas de cultivos e melhoramento genético, fruticulturas, apicultura e outros.

Com a presença das dirigentes do sindicato nacional de ciências que faziam exposições da organização em locais de trabalho, as dirigentes também foram recebidas pela Secretaria de Meio Ambiente, do Ministério de Ciências, que  fez abordagem sobre as políticas públicas que país desenvolve e, as preocupações de governo sobre a vulnerabilidade dos países com o efeito das mudanças climáticas.

“Esse intercâmbio foi muito importante. Esse projeto deve continuar porque irá fortalecer as ações dos trabalhadores. Foi uma grande oportunidade de conhecer um país que investe muito na educação e pesquisa e que já erradicou o analfabetismo há anos”, considerou Elisângela.

As visitantes, também conheceram o aquário nacional que tem 50  anos e, além de uma opção de lazer, é um espaço de pesquisa e conhecimentos sobre as espécies marinhas.

Título: FETRAF participa de intercâmbio em Cuba, Conteúdo: De 27 de novembro a 3 de dezembro, Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, participou do intercâmbio sindical, a convite da Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC) e sindicatos, feito à Central Única dos Trabalhadores (CUT Nacional). Com Carmem Foro, secretária de Meio Ambiente da CUT, as dirigentes acompanhadas de Ernesto Freire, chefe do Departamento de Relações Internacionais da CTC, conheceram dirigentes do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Ciências. De acordo com Elisângela, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, a entidade sindical, que tem a tem missão de defender os direitos dos trabalhadores e contribuir implementação das políticas públicas no país, possui 130 centros  de ciências e pesquisas, 46 mil trabalhadores, sendo 53% mulheres. Em reunião com a Secretaria de Ciências e Tecnologia, do Ministério da Agricultura, e com a Secretaria Geral do sindicato nacional de agropecuária, as visitantes assistiram a apresentação das ações do governo cubano que possui 36 centros de ciências e pesquisa em pecuária, sistemas agroflorestais programas de cultivos e melhoramento genético, fruticulturas, apicultura e outros. Com a presença das dirigentes do sindicato nacional de ciências que faziam exposições da organização em locais de trabalho, as dirigentes também foram recebidas pela Secretaria de Meio Ambiente, do Ministério de Ciências, que  fez abordagem sobre as políticas públicas que país desenvolve e, as preocupações de governo sobre a vulnerabilidade dos países com o efeito das mudanças climáticas. “Esse intercâmbio foi muito importante. Esse projeto deve continuar porque irá fortalecer as ações dos trabalhadores. Foi uma grande oportunidade de conhecer um país que investe muito na educação e pesquisa e que já erradicou o analfabetismo há anos”, considerou Elisângela. As visitantes, também conheceram o aquário nacional que tem 50  anos e, além de uma opção de lazer, é um espaço de pesquisa e conhecimentos sobre as espécies marinhas.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.