FETRAF E FNDE FIRMAM ACORDO PARA CAPACITA

Na tarde deste dia 22 representantes de diversos estados membros da FETRAF-BRASIL estiveram reunidos com a coordenação geral de alimentação escolar do Fundo Nacional de Alimentação.

Escrito por: Fetraf-Brasil • Publicado em: 23/05/2013 - 10:00 Escrito por: Fetraf-Brasil Publicado em: 23/05/2013 - 10:00

 

Primeiramente a Fetraf externou o reconhecimento no avanço das politicas de compras institucionais, sobretudo do programa nacional de alimentação escolar, como uma alternativa importante de comercialização dos produtos dos agricultores, mas que é necessário avançar no monitoramento para que todos os municípios cumpram a lei e implementem o programa, e que se busque politicas de logística ( armazenagem e distribuição) para apoiar as organizações produtivas envolvidas no programa. Outro ponto importante é a sistemática de construção dos preços, que não pode ser o preço de referência da CONAB, que normalmente estão a baixo dos preços de mercado.

Em resposta o FNDE assumiu compromisso em formatar de forma conjunta com a FETRAF um amplo processo de capacitação que seja capaz de envolver os as prefeituras, as organizações produtivas dos agricultores, além de nutricionistas e merendeiras para concretizar o programa, extrapolando os pequenos municípios e entrando principalmente nas grandes regiões metropolitanas. Além disso, foi informado que já está em curso a sistemática de construção dos preços, levando em consideração o preço de mercado. Em relação a logística, o FNDE tem a possibilidade de receber demandas de prefeituras que queiram equipar com caminhões frigoríficos e outros utensílios o funcionamento do programa.

No tocante a transparência e divulgação dos dados, a FETRAF sugeriu que se crie um programa de que divulgue de forma publica dados de execução dos municípios de forma que garanta que aqueles que não estão cumprindo a lei possam ser cobrados localmente.

O que não podemos deixar de fazer é consolidar essa politica e que gradativamente avancemos para que ao invés de 30% cheguemos a ter 100% de toda alimentação escolar fornecida com os produtos de nossos agricultores familiares a exemplo do que já acontece no município de Erechim no Rio Grande do Sul concluiu Rui Valença diretor da FETRAF-SUL.

Título: FETRAF E FNDE FIRMAM ACORDO PARA CAPACITA, Conteúdo:   Primeiramente a Fetraf externou o reconhecimento no avanço das politicas de compras institucionais, sobretudo do programa nacional de alimentação escolar, como uma alternativa importante de comercialização dos produtos dos agricultores, mas que é necessário avançar no monitoramento para que todos os municípios cumpram a lei e implementem o programa, e que se busque politicas de logística ( armazenagem e distribuição) para apoiar as organizações produtivas envolvidas no programa. Outro ponto importante é a sistemática de construção dos preços, que não pode ser o preço de referência da CONAB, que normalmente estão a baixo dos preços de mercado. Em resposta o FNDE assumiu compromisso em formatar de forma conjunta com a FETRAF um amplo processo de capacitação que seja capaz de envolver os as prefeituras, as organizações produtivas dos agricultores, além de nutricionistas e merendeiras para concretizar o programa, extrapolando os pequenos municípios e entrando principalmente nas grandes regiões metropolitanas. Além disso, foi informado que já está em curso a sistemática de construção dos preços, levando em consideração o preço de mercado. Em relação a logística, o FNDE tem a possibilidade de receber demandas de prefeituras que queiram equipar com caminhões frigoríficos e outros utensílios o funcionamento do programa. No tocante a transparência e divulgação dos dados, a FETRAF sugeriu que se crie um programa de que divulgue de forma publica dados de execução dos municípios de forma que garanta que aqueles que não estão cumprindo a lei possam ser cobrados localmente. O que não podemos deixar de fazer é consolidar essa politica e que gradativamente avancemos para que ao invés de 30% cheguemos a ter 100% de toda alimentação escolar fornecida com os produtos de nossos agricultores familiares a exemplo do que já acontece no município de Erechim no Rio Grande do Sul concluiu Rui Valença diretor da FETRAF-SUL.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.