FETRAF e Caixa Econômica realizam análise do PNHR

Entidades manterão diálogo para consolidar o PNHR

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 28/09/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 28/09/2011 - 00:00

Escrito por Fernanda Silva - IMPRENSA FETRAF-BRASIL

Às 14 desta quarta-feira (28), em Brasília, membros da executiva da FETRAFBRASIL, reuniram-se com a Superintendência Nacional de Habitação Rural da Caixa Econômica Federal para fazer análise sobre o andamento do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Com alguns aspectos de caráter emergencial a serem solucionados, como a desburocratização, facilitação de acesso ao Programa e conformidade de informações por parte das agências bancárias, Noemi Aparecida Lemes, Superintendente Nacional de Habitação Rural da Caixa, pediu que problemas que digam respeito à falta de entendimento dos profissionais sejam levados à superintendência.

“É importante trazer essas situações diretamente aqui e vamos resolvendo caso a caso, mas não vamos deixar ninguém sem casa”, explicou Noemi.

Na ocasião, Maria da Graça Amorim, coordenadora de Meio Ambiente da FETRAF-BRASIL expôs a preocupação referente ao déficit habitacional do Maranhão, que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2007, chegam a 220.981, o maior do Brasil.

Já no Nordeste, mesmo com resultados positivos, como a construção de 3.075 casas no período de 2007 a 2009, “há gargalos que precisam ser enfrentados para facilitar o acesso dos agricultores ao PNHR”, apontou Rosival Leite da Silva, coordenador Geral da FETRAF-BAHIA.

A FETRAF-BRASIL, por meio da Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (COOPERHAF), já viabilizou a construção de 32.058 habitações na zona rural em todo o país e segundo Noemi, isso torna a FETRAF referência em habitação.

Como medidas para minimizar as dificuldades referentes à falta de informação para acesso ao PNHR, Marco Antonio Augusto Pimentel, coordenador de Gestão e Finanças da FETRAF-BRASIL sugeriu a realização de seminários regionais e/ou estaduais com a participação de parceiros locais. A idEia é construir planos para corrigir e evitar novos erros.

De acordo, a Caixa Econômica e a FETRAF-BRASIL manterão diálogo permanente para consolidar a proposta e, a grande conquista da entidade: a Gerência Nacional de Habitação Rural.  “Ela foi uma conquista nossa, sempre reivindicamos essa Gerência”, destacou Celso Ludwig, coordenador de Habitação da FETRAF-BRASIL e, coordenador Geral da FETRAF-SUL.

 

 

Título: FETRAF e Caixa Econômica realizam análise do PNHR, Conteúdo: Escrito por Fernanda Silva - IMPRENSA FETRAF-BRASIL Às 14 desta quarta-feira (28), em Brasília, membros da executiva da FETRAFBRASIL, reuniram-se com a Superintendência Nacional de Habitação Rural da Caixa Econômica Federal para fazer análise sobre o andamento do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). Com alguns aspectos de caráter emergencial a serem solucionados, como a desburocratização, facilitação de acesso ao Programa e conformidade de informações por parte das agências bancárias, Noemi Aparecida Lemes, Superintendente Nacional de Habitação Rural da Caixa, pediu que problemas que digam respeito à falta de entendimento dos profissionais sejam levados à superintendência. “É importante trazer essas situações diretamente aqui e vamos resolvendo caso a caso, mas não vamos deixar ninguém sem casa”, explicou Noemi. Na ocasião, Maria da Graça Amorim, coordenadora de Meio Ambiente da FETRAF-BRASIL expôs a preocupação referente ao déficit habitacional do Maranhão, que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2007, chegam a 220.981, o maior do Brasil. Já no Nordeste, mesmo com resultados positivos, como a construção de 3.075 casas no período de 2007 a 2009, “há gargalos que precisam ser enfrentados para facilitar o acesso dos agricultores ao PNHR”, apontou Rosival Leite da Silva, coordenador Geral da FETRAF-BAHIA. A FETRAF-BRASIL, por meio da Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (COOPERHAF), já viabilizou a construção de 32.058 habitações na zona rural em todo o país e segundo Noemi, isso torna a FETRAF referência em habitação. Como medidas para minimizar as dificuldades referentes à falta de informação para acesso ao PNHR, Marco Antonio Augusto Pimentel, coordenador de Gestão e Finanças da FETRAF-BRASIL sugeriu a realização de seminários regionais e/ou estaduais com a participação de parceiros locais. A idEia é construir planos para corrigir e evitar novos erros. De acordo, a Caixa Econômica e a FETRAF-BRASIL manterão diálogo permanente para consolidar a proposta e, a grande conquista da entidade: a Gerência Nacional de Habitação Rural.  “Ela foi uma conquista nossa, sempre reivindicamos essa Gerência”, destacou Celso Ludwig, coordenador de Habitação da FETRAF-BRASIL e, coordenador Geral da FETRAF-SUL.    



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.