FETRAF discute qualificação profissional

FETRAF e Secretaria Nacional de Economia Solidária discutem meios para criação de programa de capacitação profissional, social e política, principalmente para a juventude

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 04/08/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 04/08/2011 - 00:00

Em audiência com Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL e Amadeu Bonato, do Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais (DESER), discutiram, na tarde desta terça-feira (4), os procedimentos a serem adotados para elaboração de um curso de qualificação profissional e social para os agricultores familiares.

Nas próximas semanas a FETRAF irá encaminhar uma proposta do projeto para ser construído juntamente com a SENAES. Enquanto isso, a secretaria irá formular uma proposta de resolução para o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) para que o projeto possa além de contar com recursos, ser adequado à agricultura familiar.

A reunião aconteceu em prosseguimento ao que foi definido com o MTE durante a Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar em maio deste ano, em que o ministro Carlos Lupi comprometeu-se com a FETRAF-BRASIL em construir conjuntamente projetos nessa área.

Durante a audiência, Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL lembrou que as maiores referências de projetos educacionais voltados para elevação da escolaridade dos trabalhadores do campo ocorreram nas bases da FETRAF-BRASIL.

“Até antes mesmo da constituição oficial da FETRAF, as principais referências já vinham do âmbito social sindical cutista realizadas em parceria com o Ministério”, e citou os projetos como Terra Solidária, desenvolvido nos três estado do sul, e projeto Semear, na Bahia, cujo foco encontra-se na capacitação técnico-profissional, escolarização, no sentido formal e, da formação política dos agricultores familiares.

A ideia do projeto de qualificação profissional, social e política da FETRAF-BRASIL, visa, nos moldes dos projetos supracitados, agregar a metodologia da pedagogia da alternância, com a realização de intercâmbios, troca de experiências entre regiões diferentes do país, fornecendo o subsídio necessário para disseminação da atividade econômica solidária intrínseca ao associativismo e cooperativismo e, práticas agroecológicas de produção.

O projeto busca englobar todo o universo da agricultura familiar, a diversidade produtiva, com foco na juventude, bem como ensinar métodos de gestão ao agricultor familiar para que possa gerir a propriedade com profissionais qualificados para ministrar conhecimentos voltados especificamente para a realidade da agricultura familiar.

Paul Singer, disse que irão “formatar processo de formação de acordo com o que a FETRAF precisa. Até mesmo com viés para públicos específicos como mulheres e juventude”.

Roberto Marinho, diretor da SENAES, também participiou da audiência.

 

Título: FETRAF discute qualificação profissional, Conteúdo: Em audiência com Paul Singer, Secretário Nacional de Economia Solidária (SENAES), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL e Amadeu Bonato, do Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais (DESER), discutiram, na tarde desta terça-feira (4), os procedimentos a serem adotados para elaboração de um curso de qualificação profissional e social para os agricultores familiares. Nas próximas semanas a FETRAF irá encaminhar uma proposta do projeto para ser construído juntamente com a SENAES. Enquanto isso, a secretaria irá formular uma proposta de resolução para o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) para que o projeto possa além de contar com recursos, ser adequado à agricultura familiar. A reunião aconteceu em prosseguimento ao que foi definido com o MTE durante a Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar em maio deste ano, em que o ministro Carlos Lupi comprometeu-se com a FETRAF-BRASIL em construir conjuntamente projetos nessa área. Durante a audiência, Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL lembrou que as maiores referências de projetos educacionais voltados para elevação da escolaridade dos trabalhadores do campo ocorreram nas bases da FETRAF-BRASIL. “Até antes mesmo da constituição oficial da FETRAF, as principais referências já vinham do âmbito social sindical cutista realizadas em parceria com o Ministério”, e citou os projetos como Terra Solidária, desenvolvido nos três estado do sul, e projeto Semear, na Bahia, cujo foco encontra-se na capacitação técnico-profissional, escolarização, no sentido formal e, da formação política dos agricultores familiares. A ideia do projeto de qualificação profissional, social e política da FETRAF-BRASIL, visa, nos moldes dos projetos supracitados, agregar a metodologia da pedagogia da alternância, com a realização de intercâmbios, troca de experiências entre regiões diferentes do país, fornecendo o subsídio necessário para disseminação da atividade econômica solidária intrínseca ao associativismo e cooperativismo e, práticas agroecológicas de produção. O projeto busca englobar todo o universo da agricultura familiar, a diversidade produtiva, com foco na juventude, bem como ensinar métodos de gestão ao agricultor familiar para que possa gerir a propriedade com profissionais qualificados para ministrar conhecimentos voltados especificamente para a realidade da agricultura familiar. Paul Singer, disse que irão “formatar processo de formação de acordo com o que a FETRAF precisa. Até mesmo com viés para públicos específicos como mulheres e juventude”. Roberto Marinho, diretor da SENAES, também participiou da audiência.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.