FETRAF CEARA/CUT realiza I Congresso Estadual da Agricultura Familiar do Ceará

Fortalecer a organização e interferir na construção de uma política publica permanente de convivência com o semi-árido foi palavra de ordem durante todo congresso

Escrito por: Fetraf-CE • Publicado em: 18/04/2013 - 12:24 Escrito por: Fetraf-CE Publicado em: 18/04/2013 - 12:24

 

Na manha desta, quinta feira 18 de abril, no Mosteiro dos Jesuítas/Baturite-Ce foi aberto I CONGRESSO ESTADUAL DA AGRICULTURA FAMILIAR DO CEARÁ, O congresso sistematizou um processo organizativo de mais de um ano de muito debate, reuniões, plenárias nas diversas regiões do estado.

Os temas: liberdade e autonomia, sustentabilidade, saúde e educação, transporte e mobilidade, desenvolvimento e convivência com o semiárido nortearam os debates, com foco na construção do plano de ação e de lutas da federação para o próximo período.

- Desenvolvimento sustentável, estabilidade econômica e convivência com o semi-árido foi tema prioritário no debate, considerando a necessidade de avançarmos na construção de políticas publicas efetivas de convivência com nossa região semi- Arida.

Organização sindical, liberdade e autonomia, também debatido com prioridade, haja vista a necessidade de fortalecer uma organização sindical autônoma, construída no chão da base de unidade de produção pautada de fato nos princípios cultistas, capaz de interferir intransigentemente na construção do modelo de desenvolvimento estadual que supere de vez a pobreza extrema, a violência, dentre outros quadros cruciais para um novo Ceará – JUSTO, SOLIDARIO E SUSTENTAVEL.

Os grupos de trabalhos aprofundaram a discussão e reflexão a partir da tese política, culminando na aprovação do plano de ação e de lutas para o próximo período da FETRAF no Ceara.

Para Auri Junior, Coordenador Geral da FETRAF CEARA o congresso é valioso para categoria, sendo uma atividade pedagógica de elaboração, avaliação e reflexão necessária para que as lideranças da agricultura familiar possam avançar no debate, e fortalecer a organização e tira sua diretriz política de ação.

Celso Ludwig avaliou a atividade com significativa, e importante para o fortalecimento do sistema FETRAF no Ceara. Que tem e deve ter sempre a missão de propor, construir alternativas de melhores condições de vida para o agricultor e agricultora que estar La na base.

Já João Santos articulador da FETRAF na Região Nordeste, parabenizou pelo evento, e avaliou a importância do debate com foco na construção de uma política publica permanente de convivência com o semiárido como crucial, especialmente neste momento de seca. Ressaltando que este debate deve ser permanente nesta construção.

A Solenidade de abertura contou com a presença do Secretario de Cultura do Ceara, Deputado Francisco Pinheiro, do Deputado Estadual Antonio Carlos, do Senhor Assis Ferreira, representando a Superintendência do BNB no ceará, do Coordenador de Habitação da FETRAF Brasil, Celso Ludwig, e do Articulador da FETRAF na região Nordeste o pernambucano João Santos, alem de vereadores da base da FETRAF, Lideranças comunitárias e parceiros.

Título: FETRAF CEARA/CUT realiza I Congresso Estadual da Agricultura Familiar do Ceará, Conteúdo:   Na manha desta, quinta feira 18 de abril, no Mosteiro dos Jesuítas/Baturite-Ce foi aberto I CONGRESSO ESTADUAL DA AGRICULTURA FAMILIAR DO CEARÁ, O congresso sistematizou um processo organizativo de mais de um ano de muito debate, reuniões, plenárias nas diversas regiões do estado. Os temas: liberdade e autonomia, sustentabilidade, saúde e educação, transporte e mobilidade, desenvolvimento e convivência com o semiárido nortearam os debates, com foco na construção do plano de ação e de lutas da federação para o próximo período. - Desenvolvimento sustentável, estabilidade econômica e convivência com o semi-árido foi tema prioritário no debate, considerando a necessidade de avançarmos na construção de políticas publicas efetivas de convivência com nossa região semi- Arida. Organização sindical, liberdade e autonomia, também debatido com prioridade, haja vista a necessidade de fortalecer uma organização sindical autônoma, construída no chão da base de unidade de produção pautada de fato nos princípios cultistas, capaz de interferir intransigentemente na construção do modelo de desenvolvimento estadual que supere de vez a pobreza extrema, a violência, dentre outros quadros cruciais para um novo Ceará – JUSTO, SOLIDARIO E SUSTENTAVEL. Os grupos de trabalhos aprofundaram a discussão e reflexão a partir da tese política, culminando na aprovação do plano de ação e de lutas para o próximo período da FETRAF no Ceara. Para Auri Junior, Coordenador Geral da FETRAF CEARA o congresso é valioso para categoria, sendo uma atividade pedagógica de elaboração, avaliação e reflexão necessária para que as lideranças da agricultura familiar possam avançar no debate, e fortalecer a organização e tira sua diretriz política de ação. Celso Ludwig avaliou a atividade com significativa, e importante para o fortalecimento do sistema FETRAF no Ceara. Que tem e deve ter sempre a missão de propor, construir alternativas de melhores condições de vida para o agricultor e agricultora que estar La na base. Já João Santos articulador da FETRAF na Região Nordeste, parabenizou pelo evento, e avaliou a importância do debate com foco na construção de uma política publica permanente de convivência com o semiárido como crucial, especialmente neste momento de seca. Ressaltando que este debate deve ser permanente nesta construção. A Solenidade de abertura contou com a presença do Secretario de Cultura do Ceara, Deputado Francisco Pinheiro, do Deputado Estadual Antonio Carlos, do Senhor Assis Ferreira, representando a Superintendência do BNB no ceará, do Coordenador de Habitação da FETRAF Brasil, Celso Ludwig, e do Articulador da FETRAF na região Nordeste o pernambucano João Santos, alem de vereadores da base da FETRAF, Lideranças comunitárias e parceiros.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.