Fetraf busca parcerias para melhorar a vida de agricultores familiares no campo

As reuniões no Pará foram positivas na avaliação da coordenadora de meio ambiente da Fetraf Brasil Viviane Oliveira.

Escrito por: Assessoria de Comunicação Fetraf Brasil - Patrícia Costa • Publicado em: 22/08/2016 - 15:19 Escrito por: Assessoria de Comunicação Fetraf Brasil - Patrícia Costa Publicado em: 22/08/2016 - 15:19
 
A Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Pará (Fetraf/PA) reuniu-se com gestores da Secretaria de Segurança Pública do Estado para buscar soluções referente aos conflitos agrários, recorrentes da região.
 
O Pará é o maior em número de assassinatos, segundo os dados do relatório Conflitos no Campo de 2014 realizado pela Comissão Pastoral da Terra. Diante disso, os agricultores familiares foram levar os relatos e casos que acontecem à secretaria. “Hoje viemos em busca de aproximação da Fetraf com a segurança pública do governo, para juntos acharmos soluções para os conflitos que a cada ano só aumentam e nada é feito. É preciso justiça e segurança, porque muitas vezes quando vamos denunciar o desmatamento e o mercado de madeira irregular, somos ameaçados e muitos já morreram por defender a terra e o meio ambiente”, diz a coordenadora de Meio Ambiente da Fetraf, Viviane Oliveira.  
 
A coordenadora avaliou que a reunião foi positiva e através dessa parceria ficou acordado a realização de dois fóruns na cidade de Marabá, que tratará do tema violência no campo e questões ambientais. “Vamos levar um dossiê com todos os últimos acontecimentos e a ocorrência de cada região. Esperamos que dessa forma possamos abrir portas para aumentar a segurança no campo e mudar esse quadro de violência”, explica Viviane.
 
 
Meio ambiente
No mesmo dia, a Fetraf também tratou com o secretário extraordinário do Programa Municípios Verdes (PMV), Justiniano Netto, sobre uma parceria com a Fetraf para ajudar os agricultores familiares ao acesso aos benefícios do programa. 
“Queremos que o nosso agricultor familiar tenha acesso aos benefícios, a informação e formação, então essa parceria é importante para alcançarmos resultados positivos”, diz a coordenadora Viviane.
 
Sobre o Projeto PMV – Fundo Amazônia
O projeto entre o PMV e o Fundo Amazônia tem como objetivo apoiar a implementação em larga escala do cadastro ambiental rural (CAR) e fortalecer a gestão ambiental municipal, de modo a contribuir para o combate ao desmatamento ilegal e a degradação florestal no estado do Pará.
 
Título: Fetraf busca parcerias para melhorar a vida de agricultores familiares no campo, Conteúdo:   A Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Pará (Fetraf/PA) reuniu-se com gestores da Secretaria de Segurança Pública do Estado para buscar soluções referente aos conflitos agrários, recorrentes da região.   O Pará é o maior em número de assassinatos, segundo os dados do relatório Conflitos no Campo de 2014 realizado pela Comissão Pastoral da Terra. Diante disso, os agricultores familiares foram levar os relatos e casos que acontecem à secretaria. “Hoje viemos em busca de aproximação da Fetraf com a segurança pública do governo, para juntos acharmos soluções para os conflitos que a cada ano só aumentam e nada é feito. É preciso justiça e segurança, porque muitas vezes quando vamos denunciar o desmatamento e o mercado de madeira irregular, somos ameaçados e muitos já morreram por defender a terra e o meio ambiente”, diz a coordenadora de Meio Ambiente da Fetraf, Viviane Oliveira.     A coordenadora avaliou que a reunião foi positiva e através dessa parceria ficou acordado a realização de dois fóruns na cidade de Marabá, que tratará do tema violência no campo e questões ambientais. “Vamos levar um dossiê com todos os últimos acontecimentos e a ocorrência de cada região. Esperamos que dessa forma possamos abrir portas para aumentar a segurança no campo e mudar esse quadro de violência”, explica Viviane.     Meio ambiente No mesmo dia, a Fetraf também tratou com o secretário extraordinário do Programa Municípios Verdes (PMV), Justiniano Netto, sobre uma parceria com a Fetraf para ajudar os agricultores familiares ao acesso aos benefícios do programa.  “Queremos que o nosso agricultor familiar tenha acesso aos benefícios, a informação e formação, então essa parceria é importante para alcançarmos resultados positivos”, diz a coordenadora Viviane.   Sobre o Projeto PMV – Fundo Amazônia O projeto entre o PMV e o Fundo Amazônia tem como objetivo apoiar a implementação em larga escala do cadastro ambiental rural (CAR) e fortalecer a gestão ambiental municipal, de modo a contribuir para o combate ao desmatamento ilegal e a degradação florestal no estado do Pará.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.