FETRAF-BRASIL em reunião executiva

Direção avalia projetos em desenvolvimento e traça ações estratégicas para 2011/12. Nesta quarta-feira (28), secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT) participa da reunião, e diz que a FETRAF é

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 28/09/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 28/09/2011 - 00:00

Escrito por Fernanda Silva- IMPRENSA FETRAF-BRASIL

A direção executiva da FETRAF-BRASIL, em reunião de avaliação e encaminhamento desde ontem (27), segue nesta quarta-feira (28), com as discussões acerca dos projetos em desenvolvimento, questões referentes à previdência social e registro sindical. A atividade ocorre na Casa de Retiro Assunção, em Brasília.

A executiva traça ações estratégicas para 2011/12, elencando as atividades prioritárias para a Federação, o que inclui resolver o impasse no processo de concessão do registro sindical, uma vez que os Sindicatos da Agricultura Familiar (SINTRAFs) da base da FETRAF-BRASIL não tem conseguido o registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e, dar continuidade ao convênio com o Instituto Nacional de Saúde e Seguridade Social (INSS), para que o desconto das mensalidades dos aposentados seja feito automaticamente.

Durante a atividade, a coordenação avaliou o desenvolvimento dos projetos em andamento, como o Projeto de Promoção e Adesão ao Crédito Fundiário e, aqueles que estão em fase de elaboração, como de educação ambiental e qualificação profissional.

Ao discutir a relação da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), com a entidade, Jerônimo Rodrigues Souza, secretário, apontou para a necessidade de consolidar um novo modelo de desenvolvimento no país, com um novo Brasil Rural. Para o secretário a FETRAF é referência por suas contribuições e propostas coerentes.

“Evoluímos muito na agricultura familiar como um conjunto de políticas públicas, mas o estado não consegue acompanhar as demandas e as elaborações dos movimentos. A FETRAF é referência de proposições concretas. O governo Dilma, e o ministro Afonso, [do Ministério do Desenvolvimento Agrário] estão empenhados em consolidar mais políticas, mas que em muitos casos extrapolam o próprio MDA”, considerou.

De acordo com o Jerônimo, o governo é um espaço muito compartimentado que precisa cada vez mais integrar as políticas. “E quem qualifica o governo é o movimento social organizado”. O secretário disse querer estabelecer cada vez mais uma relação próxima com as FETRAFs e construir propostas sólidas de projetos.

Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, apontou para a importância de fortalecer a participação nos colegiados territoriais.

“Isso inclui aperfeiçoar o marco legal para que facilite a relação do governo com as organizações da sociedade civil. A FETRAF tem buscado isso também no CONDRAF [Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável] e é sempre ativa nas conferências existentes, seja de juventude, de ATER [Assistência Técnica e Extensão Rural], de desenvolvimento rural, etc”, avaliou.

Título: FETRAF-BRASIL em reunião executiva, Conteúdo: Escrito por Fernanda Silva- IMPRENSA FETRAF-BRASIL A direção executiva da FETRAF-BRASIL, em reunião de avaliação e encaminhamento desde ontem (27), segue nesta quarta-feira (28), com as discussões acerca dos projetos em desenvolvimento, questões referentes à previdência social e registro sindical. A atividade ocorre na Casa de Retiro Assunção, em Brasília. A executiva traça ações estratégicas para 2011/12, elencando as atividades prioritárias para a Federação, o que inclui resolver o impasse no processo de concessão do registro sindical, uma vez que os Sindicatos da Agricultura Familiar (SINTRAFs) da base da FETRAF-BRASIL não tem conseguido o registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e, dar continuidade ao convênio com o Instituto Nacional de Saúde e Seguridade Social (INSS), para que o desconto das mensalidades dos aposentados seja feito automaticamente. Durante a atividade, a coordenação avaliou o desenvolvimento dos projetos em andamento, como o Projeto de Promoção e Adesão ao Crédito Fundiário e, aqueles que estão em fase de elaboração, como de educação ambiental e qualificação profissional. Ao discutir a relação da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), com a entidade, Jerônimo Rodrigues Souza, secretário, apontou para a necessidade de consolidar um novo modelo de desenvolvimento no país, com um novo Brasil Rural. Para o secretário a FETRAF é referência por suas contribuições e propostas coerentes. “Evoluímos muito na agricultura familiar como um conjunto de políticas públicas, mas o estado não consegue acompanhar as demandas e as elaborações dos movimentos. A FETRAF é referência de proposições concretas. O governo Dilma, e o ministro Afonso, [do Ministério do Desenvolvimento Agrário] estão empenhados em consolidar mais políticas, mas que em muitos casos extrapolam o próprio MDA”, considerou. De acordo com o Jerônimo, o governo é um espaço muito compartimentado que precisa cada vez mais integrar as políticas. “E quem qualifica o governo é o movimento social organizado”. O secretário disse querer estabelecer cada vez mais uma relação próxima com as FETRAFs e construir propostas sólidas de projetos. Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, apontou para a importância de fortalecer a participação nos colegiados territoriais. “Isso inclui aperfeiçoar o marco legal para que facilite a relação do governo com as organizações da sociedade civil. A FETRAF tem buscado isso também no CONDRAF [Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável] e é sempre ativa nas conferências existentes, seja de juventude, de ATER [Assistência Técnica e Extensão Rural], de desenvolvimento rural, etc”, avaliou.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.