Feira da Agricultura Familiar na Rio+20 poderá ter Seminário da Reforma Agrária

Em reunião com Afonso Florence, entidades expõem anseios quanto à realização do evento e solicitam a inserção do tema reforma agrária

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 12/03/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 12/03/2012 - 00:00

Às 18 horas, da última quinta-feira (8), FETRAF-BRASIL e demais movimentos sociais reuniram-se com Afonso Florence, ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA) para expor os anseios quanto à formatação da Feira da Agricultura Familiar, que irá compor a Rio+20, de 4 a 10 de junho, no Rio de Janeiro. O evento será intitulado Brasil Rural Contemporâneo.

De acordo com Lázaro Bento, coordenador de Reforma Agrária da FETRAF-BRASIL, durante a reunião, as entidades apresentaram a preocupação em garantir na Feira da Agricultura Familiar a participação efetiva dos agricultores familiares e inserir o tema Reforma Agrária no evento.

“Assim como dos povos de comunidades tradicionais, a possibilidade de fazer a troca de sementes e, um espaço permanente de exposição das experiências da agricultura familiar, como na área de produção das agroindústrias, artesanato. Para que seja realmente uma feira voltada para a agricultura familiar”, pontuou o coordenador.

"Nessa perspectiva, trazer a reforma agrária para dentro do evento será mais uma forma de colocar o tema para a sociedade brasileira e mostrar como ela é intrínseca ao fortalecimento da agricultura familiar, a produção de alimentos”, considerou Lázaro.

O ministro, que se comprometeu em acolher as observações dos movimentos, encaminhará para a comissão organizadora do evento. Nesta semana, está prevista uma reunião para acertar detalhes.

Também participaram da reunião Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Via Campesina, Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES).

 

Título: Feira da Agricultura Familiar na Rio+20 poderá ter Seminário da Reforma Agrária, Conteúdo: Às 18 horas, da última quinta-feira (8), FETRAF-BRASIL e demais movimentos sociais reuniram-se com Afonso Florence, ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA) para expor os anseios quanto à formatação da Feira da Agricultura Familiar, que irá compor a Rio+20, de 4 a 10 de junho, no Rio de Janeiro. O evento será intitulado Brasil Rural Contemporâneo. De acordo com Lázaro Bento, coordenador de Reforma Agrária da FETRAF-BRASIL, durante a reunião, as entidades apresentaram a preocupação em garantir na Feira da Agricultura Familiar a participação efetiva dos agricultores familiares e inserir o tema Reforma Agrária no evento. “Assim como dos povos de comunidades tradicionais, a possibilidade de fazer a troca de sementes e, um espaço permanente de exposição das experiências da agricultura familiar, como na área de produção das agroindústrias, artesanato. Para que seja realmente uma feira voltada para a agricultura familiar”, pontuou o coordenador. "Nessa perspectiva, trazer a reforma agrária para dentro do evento será mais uma forma de colocar o tema para a sociedade brasileira e mostrar como ela é intrínseca ao fortalecimento da agricultura familiar, a produção de alimentos”, considerou Lázaro. O ministro, que se comprometeu em acolher as observações dos movimentos, encaminhará para a comissão organizadora do evento. Nesta semana, está prevista uma reunião para acertar detalhes. Também participaram da reunião Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Via Campesina, Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES).  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.