FAF realiza planejamento estratégico e inicia com análise de conjuntura feita pela Contraf- Brasil e CUT

Atividade ocorreu nos dias 9 e 10 no Centro de Formação Sagrada Família em São Paulo

Escrito por: Fernanda Silva- IMPRENSA FAF/CUT-SP • Publicado em: 10/03/2017 - 11:26 Escrito por: Fernanda Silva- IMPRENSA FAF/CUT-SP Publicado em: 10/03/2017 - 11:26
 
Na manhã da quinta-feira (9), presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores da Agricultura e lideranças regionais participaram do planejamento estratégico 2017 da FAF.Na abertura da atividade, o presidente da CONTRAF- Brasil, Marcos Rochinski e Sebastião Cardozo, Tião, vice-presidente da CUT-SP fizeram análise de conjuntura.
 
Rochinski, observou o crescimento da agricultura familiar como categoria reconhecida economicamente a partir dos últimos 15 anos, as conquistas e avanços que garantiram melhores condições de vida às famílias do campo e ressaltou a necessidade de  mudar a lógica de desenvolvimento para redução das desigualdades e ascensão do Brasil Rural com políticas públicas de investimentos.
 
Também expôs aos participantes o conjunto de medidas do atual governo que impactam na vida dos trabalhadores com a reforma do ensino médio, a reforma estrutural do estado com a PEC 241/55 que congela os gastos do governo por 20 anos, a PEC 215/2000, que trata da estrangeirização de terras, e chamou atenção para a PEC 287, que trata da reforma da previdência, que se aprovada causará o maior dano ao povo do campo uma vez que 70% dos aposentados do campo tem 90% de renda vinda da previdência.
 
Na mesma linha, Tião pontuou que o golpe foi dado devido aos acertos do governo Lula e Dilma. “Com a perda de quatro eleições seguidas trouxe para eles a impossibilidade de voltar pelas vias democráticas, só é possível conceber essa política de estado dentro e um golpe  que significa eles dizendo que o Estado adquiriu proporções diferentes da concepção neoliberal e ele precisa voltar para os eixos da era Collor, Fernando Henrique”.
 
Dando continuidade a atividade nesta sexta-feira 10.03, as lideranças receberam o deputado federal Vicentinho para discutir a atuação do mandato nas bases da FAF. Ele agradeceu o convite para a atividade dado o carinho especial com a agricultura familiar e colocou o mandato à disposição. Ainda este ano deverão ocorrer agendas regionais com o deputado, que também se comprometeu em articular audiências com ministérios em Brasília, para atendimento das demandas dos sindicatos.
 
Durante o planejamento, Vicentinho, fez um resgate histórico da política brasileira. Citou alguns feitos do ex- presidente Lula, como a transposição do Rio São Francisco, as políticas de inclusão social e, os desgovernos do Temer, sobretudo com a reforma do ensino médio que tira matérias essências para a humanidade da grade curricular.  Por fim, citou a correlação de forças no Congresso com as bancadas intransigentes, que estão a serviço de interesses próprios e não representam a população, embora tenham sido eleitos por elas.
 
No período da tarde, a discussão terá como temas a organização sindical, luta pela terra e reforma agrária e, comercialização.
Título: FAF realiza planejamento estratégico e inicia com análise de conjuntura feita pela Contraf- Brasil e CUT, Conteúdo:   Na manhã da quinta-feira (9), presidentes dos Sindicatos dos Trabalhadores da Agricultura e lideranças regionais participaram do planejamento estratégico 2017 da FAF.Na abertura da atividade, o presidente da CONTRAF- Brasil, Marcos Rochinski e Sebastião Cardozo, Tião, vice-presidente da CUT-SP fizeram análise de conjuntura.   Rochinski, observou o crescimento da agricultura familiar como categoria reconhecida economicamente a partir dos últimos 15 anos, as conquistas e avanços que garantiram melhores condições de vida às famílias do campo e ressaltou a necessidade de  mudar a lógica de desenvolvimento para redução das desigualdades e ascensão do Brasil Rural com políticas públicas de investimentos.   Também expôs aos participantes o conjunto de medidas do atual governo que impactam na vida dos trabalhadores com a reforma do ensino médio, a reforma estrutural do estado com a PEC 241/55 que congela os gastos do governo por 20 anos, a PEC 215/2000, que trata da estrangeirização de terras, e chamou atenção para a PEC 287, que trata da reforma da previdência, que se aprovada causará o maior dano ao povo do campo uma vez que 70% dos aposentados do campo tem 90% de renda vinda da previdência.   Na mesma linha, Tião pontuou que o golpe foi dado devido aos acertos do governo Lula e Dilma. “Com a perda de quatro eleições seguidas trouxe para eles a impossibilidade de voltar pelas vias democráticas, só é possível conceber essa política de estado dentro e um golpe  que significa eles dizendo que o Estado adquiriu proporções diferentes da concepção neoliberal e ele precisa voltar para os eixos da era Collor, Fernando Henrique”.   Dando continuidade a atividade nesta sexta-feira 10.03, as lideranças receberam o deputado federal Vicentinho para discutir a atuação do mandato nas bases da FAF. Ele agradeceu o convite para a atividade dado o carinho especial com a agricultura familiar e colocou o mandato à disposição. Ainda este ano deverão ocorrer agendas regionais com o deputado, que também se comprometeu em articular audiências com ministérios em Brasília, para atendimento das demandas dos sindicatos.   Durante o planejamento, Vicentinho, fez um resgate histórico da política brasileira. Citou alguns feitos do ex- presidente Lula, como a transposição do Rio São Francisco, as políticas de inclusão social e, os desgovernos do Temer, sobretudo com a reforma do ensino médio que tira matérias essências para a humanidade da grade curricular.  Por fim, citou a correlação de forças no Congresso com as bancadas intransigentes, que estão a serviço de interesses próprios e não representam a população, embora tenham sido eleitos por elas.   No período da tarde, a discussão terá como temas a organização sindical, luta pela terra e reforma agrária e, comercialização.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.