Executiva da FAF/SP realiza planejamento

Também nesta quinta-feira (9), membros da direção de diversas regiões do estado, traçam ações de mobilização e pressão para questões centrais. Dentre eles, a reforma agrária

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 09/02/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 09/02/2012 - 00:00

Escrito por Fernanda Silva - IMPRENSA FETRAF-BRASIL

Reforma agrária, organização da produção e comercialização, criação de agroindústrias, conferências nacionais, Rio+20 e período eleitoral foram alguns dos temas abordados na quarta-feira (8), primeiro dia de reunião da Federação da Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (FAF/SP). A executiva definiu calendários para atividades de mobilização.

Ao realizar análise de conjuntura, o grupo destacou o avanço nas políticas públicas e investimentos na agricultura familiar nos últimos oito anos, para isso, citou o aumento de recursos do Plano Safra 2011-2012, que destinou R$ 16 bi, e, os programas de incentivo à produção e comercialização, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE).

Com a criação de Coletivos, a estratégia da direção estadual é atuar com abrangência e de forma eficaz nas questões centrais para a agricultura familiar do estado.

O Coletivo de Reforma Agrária, na perspectiva introduzir o tema para discussão, tanto com o governo do estado, quanto com a sociedade, irá elaborar atividades como um seminário estadual em conjunto com movimento negro, quilombolas, moradores em unidades de conservação, para ressaltar a questão da luta pela terra, segurança e soberania alimentar. A previsão para realização do seminário é no mês de maio.

A Federação também irá organizar uma Marcha em defesa da Luta Pela Terra e Reforma Agrária que deverá ocorrer no segundo semestre do ano e terá como percurso a saída de Campinas à São Paulo.

Ao discutir a importância da organização da produção, fomento ao fortalecimento das cooperativas e à constituição das agroindústrias familiares, o objetivo FAF, no que tange ao desenvolvimento da agricultura familiar, é realizar feiras de exposição de produtos da categoria, realizar intercâmbio entre as regiões e, a troca de sementes crioulas, além de envolver a juventude, mulheres em todo o processo.

Na manhã desta quinta-feira (9), o tema habitação foi debatido com a presença de Celso Ludwig, coordenador da pasta da FETRAF-BRASIL, que enfatizou a importância do fortalecimento da base, da sindicalização dos agricultores familiares para conscientização do projeto que a entidade desenvolve.

No decorrer na tarde, os participantes irão traçar estratégias de ação para a Jornada de Lutas da Agricultura Familiar do Estado de São Paulo; cursos de formação e capacitação de lideranças; atividades de jovens e mulheres, bem como discutir questões referentes à saúde e previdência social.

A executiva, que ocorre no Auditório Amarelo, do Sindicato dos Bancários, teve início na quarta-feira (8), terá encerramento nesta quinta.

 



Título: Executiva da FAF/SP realiza planejamento, Conteúdo: Escrito por Fernanda Silva - IMPRENSA FETRAF-BRASILReforma agrária, organização da produção e comercialização, criação de agroindústrias, conferências nacionais, Rio+20 e período eleitoral foram alguns dos temas abordados na quarta-feira (8), primeiro dia de reunião da Federação da Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (FAF/SP). A executiva definiu calendários para atividades de mobilização.Ao realizar análise de conjuntura, o grupo destacou o avanço nas políticas públicas e investimentos na agricultura familiar nos últimos oito anos, para isso, citou o aumento de recursos do Plano Safra 2011-2012, que destinou R$ 16 bi, e, os programas de incentivo à produção e comercialização, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE).Com a criação de Coletivos, a estratégia da direção estadual é atuar com abrangência e de forma eficaz nas questões centrais para a agricultura familiar do estado.O Coletivo de Reforma Agrária, na perspectiva introduzir o tema para discussão, tanto com o governo do estado, quanto com a sociedade, irá elaborar atividades como um seminário estadual em conjunto com movimento negro, quilombolas, moradores em unidades de conservação, para ressaltar a questão da luta pela terra, segurança e soberania alimentar. A previsão para realização do seminário é no mês de maio.A Federação também irá organizar uma Marcha em defesa da Luta Pela Terra e Reforma Agrária que deverá ocorrer no segundo semestre do ano e terá como percurso a saída de Campinas à São Paulo.Ao discutir a importância da organização da produção, fomento ao fortalecimento das cooperativas e à constituição das agroindústrias familiares, o objetivo FAF, no que tange ao desenvolvimento da agricultura familiar, é realizar feiras de exposição de produtos da categoria, realizar intercâmbio entre as regiões e, a troca de sementes crioulas, além de envolver a juventude, mulheres em todo o processo. Na manhã desta quinta-feira (9), o tema habitação foi debatido com a presença de Celso Ludwig, coordenador da pasta da FETRAF-BRASIL, que enfatizou a importância do fortalecimento da base, da sindicalização dos agricultores familiares para conscientização do projeto que a entidade desenvolve. No decorrer na tarde, os participantes irão traçar estratégias de ação para a Jornada de Lutas da Agricultura Familiar do Estado de São Paulo; cursos de formação e capacitação de lideranças; atividades de jovens e mulheres, bem como discutir questões referentes à saúde e previdência social. A executiva, que ocorre no Auditório Amarelo, do Sindicato dos Bancários, teve início na quarta-feira (8), terá encerramento nesta quinta.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.