'Diálogos Sociais rumo a Rio+20'

FETRAF participa da reunião que discute consensos sobre o tema do desenvolvimento sustentável

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 16/02/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 16/02/2012 - 00:00

Escrito por Fernanda Silva- IMPRENSA FETRAF-BRASIL

Na manhã da última quarta-feira (15), Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL participou do debate "Diálogos Sociais rumo a Rio+20". Promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e a Secretaria Geral da Presidência da República (SG), a reunião tem o objetivo de discutir e chegar a consenso entre os atores sociais brasileiros sobre o tema do desenvolvimento sustentável, para que a sociedade civil participe de forma coesa e fortemente mobilizada da Conferência Rio +20.

“O que debatemos e socializamos foram os pontos de vista e defesa do que é desenvolvimento para cada setor, e os meios para amenizar as ações do capitalismo selvagem que impede o desenvolvimento sustentável”, explicou Elisângela.

De acordo com a coordenadora, o que está presente na discussão são as ações pouco abrangentes do país. “O Brasil prega o discurso de preservar o meio ambiente, mas e a geração de renda, oportunidades para juventude? Nem as reformas necessárias como a agrária e a política e fiscal são encaminhadas”.

“Esse diálogo serve para que deixemos claro que meio rural queremos”. Diálogos Sociais rumo a Rio+20" deverão acontecer até maio e o texto. Coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) o debate tem base no “Acordo para o Desenvolvimento Sustentável”, e o documento que está sendo produzido será negociado no âmbito das Nações Unidas (“Zero Draft”).

Participaram da reunião os ministros da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho, e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, comporão a mesa de abertura que contará com intervenções de Tânia Bacelar (Conselheira do CDES e professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE); Jorge Gerdau Johannpeter (Conselheiro do CDES e presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau); Márcio Pochmann (Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA); Moema Miranda (Comitê Facilitador da Rio + 20 e IBASE); e Artur Henrique Silva Santos (Conselheiro do CDES e presidente da CUT).

Título: 'Diálogos Sociais rumo a Rio+20', Conteúdo: Escrito por Fernanda Silva- IMPRENSA FETRAF-BRASILNa manhã da última quarta-feira (15), Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL participou do debate "Diálogos Sociais rumo a Rio+20". Promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e a Secretaria Geral da Presidência da República (SG), a reunião tem o objetivo de discutir e chegar a consenso entre os atores sociais brasileiros sobre o tema do desenvolvimento sustentável, para que a sociedade civil participe de forma coesa e fortemente mobilizada da Conferência Rio +20. “O que debatemos e socializamos foram os pontos de vista e defesa do que é desenvolvimento para cada setor, e os meios para amenizar as ações do capitalismo selvagem que impede o desenvolvimento sustentável”, explicou Elisângela.De acordo com a coordenadora, o que está presente na discussão são as ações pouco abrangentes do país. “O Brasil prega o discurso de preservar o meio ambiente, mas e a geração de renda, oportunidades para juventude? Nem as reformas necessárias como a agrária e a política e fiscal são encaminhadas”.“Esse diálogo serve para que deixemos claro que meio rural queremos”. Diálogos Sociais rumo a Rio+20" deverão acontecer até maio e o texto. Coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) o debate tem base no “Acordo para o Desenvolvimento Sustentável”, e o documento que está sendo produzido será negociado no âmbito das Nações Unidas (“Zero Draft”). Participaram da reunião os ministros da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho, e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, comporão a mesa de abertura que contará com intervenções de Tânia Bacelar (Conselheira do CDES e professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE); Jorge Gerdau Johannpeter (Conselheiro do CDES e presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau); Márcio Pochmann (Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA); Moema Miranda (Comitê Facilitador da Rio + 20 e IBASE); e Artur Henrique Silva Santos (Conselheiro do CDES e presidente da CUT).



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.