Cortes no orçamento da Agricultura Familiar?

Governo divulga orçamento , mas acordo de não haver cortes em programas é descumprido.

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 26/05/2015 - 13:52 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 26/05/2015 - 13:52

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão divulgou nesta sexta-feira (22), os números do contingenciamento orçamentário deste ano de 2015. Percebe-se que para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai haver cortes de aproximadamente 50% do orçamento previsto. Para a FETRAF/BRASIL o anúncio é preocupante, uma vez que na semana passada, o Ministro da fazenda Joaquim Levy e os Ministros Patrus Ananias (MDA) e Miguel Rossetto (Secretária Gera da República), em reunião conjunta, haviam assumido o compromisso de que nos orçamentos relacionados à agricultura familiar e reforma agrária não haveria cortes significativos, atendendo uma reivindicação apresentada pela FETRAF. No entanto, na apresentação do orçamento, os cortes foram anunciados. 

A FETRAF/BRASIL neste momento dialoga com os ministérios que desenvolvem programas importantes para a agricultura familiar, tais como o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o INCRA, para saber efetivamente o que este corte representa em cada uma das pastas e em cada um dos programas que já existem.

Ainda é preciso perceber e estudar junto a cada um dos ministérios como vai ficar os programas que auxiliam a agricultura familiar.  Antes de ter um posicionamento oficial em relação ao orçamento, Marcos Rochisnki, coordenador nacional da FETRAF explica que aguarda o cumprimento do que foi firmado entre Ministério da Fazenda e a FETRAF. “É necessário manter toda base mobilizada. Se os cortes forem significativos e impactarem efetivamente a condição de produção e de renda dos agricultores familiares, não será descartada a possibilidade de ações que incluem novas manifestações realizadas nos estados ou na Capital Federal”.

Marcos ainda esclarece que o povo brasileiro é quem vai perder com os cortes no orçamento da agricultura familiar. “Precisamos que o governo nos garanta as condições de continuarmos trabalhando. Nós agricultores familiares queremos continuar produzindo alimento para matar a fome do povo brasileiro. No entanto as condições objetivas precisam ser garantidas pelo governo federal”. Finaliza o Coordenador.

Título: Cortes no orçamento da Agricultura Familiar?, Conteúdo: O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão divulgou nesta sexta-feira (22), os números do contingenciamento orçamentário deste ano de 2015. Percebe-se que para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai haver cortes de aproximadamente 50% do orçamento previsto. Para a FETRAF/BRASIL o anúncio é preocupante, uma vez que na semana passada, o Ministro da fazenda Joaquim Levy e os Ministros Patrus Ananias (MDA) e Miguel Rossetto (Secretária Gera da República), em reunião conjunta, haviam assumido o compromisso de que nos orçamentos relacionados à agricultura familiar e reforma agrária não haveria cortes significativos, atendendo uma reivindicação apresentada pela FETRAF. No entanto, na apresentação do orçamento, os cortes foram anunciados.  A FETRAF/BRASIL neste momento dialoga com os ministérios que desenvolvem programas importantes para a agricultura familiar, tais como o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o INCRA, para saber efetivamente o que este corte representa em cada uma das pastas e em cada um dos programas que já existem. Ainda é preciso perceber e estudar junto a cada um dos ministérios como vai ficar os programas que auxiliam a agricultura familiar.  Antes de ter um posicionamento oficial em relação ao orçamento, Marcos Rochisnki, coordenador nacional da FETRAF explica que aguarda o cumprimento do que foi firmado entre Ministério da Fazenda e a FETRAF. “É necessário manter toda base mobilizada. Se os cortes forem significativos e impactarem efetivamente a condição de produção e de renda dos agricultores familiares, não será descartada a possibilidade de ações que incluem novas manifestações realizadas nos estados ou na Capital Federal”. Marcos ainda esclarece que o povo brasileiro é quem vai perder com os cortes no orçamento da agricultura familiar. “Precisamos que o governo nos garanta as condições de continuarmos trabalhando. Nós agricultores familiares queremos continuar produzindo alimento para matar a fome do povo brasileiro. No entanto as condições objetivas precisam ser garantidas pelo governo federal”. Finaliza o Coordenador.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.