'Cortar recursos da agricultura familiar é cortar a alimentação do povo brasileiro

Vai acontecer nos dias 18,19 e 20 de maio em Brasília, a XI JORNADA NACIONAL DE LUTAS DA FETRAF/BRASIL.

Escrito por: • Publicado em: 15/05/2015 - 10:36 Escrito por: Publicado em: 15/05/2015 - 10:36

Entre os dias 18 a 20 de maio em Brasília, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF/BRASIL) realiza a sua XI JORNADA NACIONAL DE LUTAS em defesa da agricultura familiar.

Caravanas vindas de todas as regiões do País vão somar aproximadamente três mil agricultores presentes na Capital Federal. Durante todo o processo de manifestações dos agricultores e agricultoras familiares, a coordenação da FETRAF/BRASIL realizará a entrega de pauta e sua negociação junto aos órgãos do Governo Federal.

A expectativa é que a Presidenta Dilma receba uma comitiva de representantes da FETRAF para a negociação e anúncio de medidas relacionadas ao fortalecimento da agricultura familiar e também da reforma agrária. Dentre os principais pontos abordados estão a necessidade de recursos para a realização da reforma agrária, a continuidade do conjunto de programas de fortalecimento da agricultura familiar existentes e a garantia de recursos sem cortes no orçamento do que é previsto para essas políticas.

Outros pontos importantes são o fortalecimento das políticas voltadas para a inclusão produtiva dos jovens da agricultura familiar e das mulheres agricultoras familiares. A FETRAF traz ainda um ponto forte e um novo programa chamado “Mais Água” onde políticas públicas voltadas para água de consumo e também água para a produção, devem beneficiar, sobretudo as regiões do semiárido nordestino. Durante toda a semana, acontecerão audiências em vários setores do Governo e a FETRAF espera sair desta jornada com o reconhecimento da categoria e o anúncio por parte da Presidenta que haverá a concessão de registro sindical para as SINTRAFS e as federações dos agricultores familiares.

Marcos Rochinski, Coordenador Geral da FETRAF/BRASIL tem grandes expectativas para essa jornada. Ele reivindica para que os investimentos na agricultura familiar no Brasil aumentem e não sejam cortados. “Nós não admitimos que nos recursos que serão destinados para a produção e fortalecimento da agricultura familiar haja cortes, mesmo entendendo a situação econômica em que se encontra o nosso país. Cortar recursos da agricultura familiar é cortar alimentação do povo brasileiro”.

Título: 'Cortar recursos da agricultura familiar é cortar a alimentação do povo brasileiro, Conteúdo: Entre os dias 18 a 20 de maio em Brasília, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FETRAF/BRASIL) realiza a sua XI JORNADA NACIONAL DE LUTAS em defesa da agricultura familiar. Caravanas vindas de todas as regiões do País vão somar aproximadamente três mil agricultores presentes na Capital Federal. Durante todo o processo de manifestações dos agricultores e agricultoras familiares, a coordenação da FETRAF/BRASIL realizará a entrega de pauta e sua negociação junto aos órgãos do Governo Federal. A expectativa é que a Presidenta Dilma receba uma comitiva de representantes da FETRAF para a negociação e anúncio de medidas relacionadas ao fortalecimento da agricultura familiar e também da reforma agrária. Dentre os principais pontos abordados estão a necessidade de recursos para a realização da reforma agrária, a continuidade do conjunto de programas de fortalecimento da agricultura familiar existentes e a garantia de recursos sem cortes no orçamento do que é previsto para essas políticas. Outros pontos importantes são o fortalecimento das políticas voltadas para a inclusão produtiva dos jovens da agricultura familiar e das mulheres agricultoras familiares. A FETRAF traz ainda um ponto forte e um novo programa chamado “Mais Água” onde políticas públicas voltadas para água de consumo e também água para a produção, devem beneficiar, sobretudo as regiões do semiárido nordestino. Durante toda a semana, acontecerão audiências em vários setores do Governo e a FETRAF espera sair desta jornada com o reconhecimento da categoria e o anúncio por parte da Presidenta que haverá a concessão de registro sindical para as SINTRAFS e as federações dos agricultores familiares. Marcos Rochinski, Coordenador Geral da FETRAF/BRASIL tem grandes expectativas para essa jornada. Ele reivindica para que os investimentos na agricultura familiar no Brasil aumentem e não sejam cortados. “Nós não admitimos que nos recursos que serão destinados para a produção e fortalecimento da agricultura familiar haja cortes, mesmo entendendo a situação econômica em que se encontra o nosso país. Cortar recursos da agricultura familiar é cortar alimentação do povo brasileiro”.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.