Cooperativas de produção de oleaginosas precisam de apoio

FETRAF, Casa Civl e MDA devem estabelecer diálogo permanente. Entidades precisam de incentivo para logística, gestão e abertura de mercado

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 26/03/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 26/03/2012 - 00:00

A situação das cooperativas de produção e comercialização de oleaginosas para produção de biodiesel foi tema da reunião de organizações do campo, parlamentares e Casa Civil na última quarta-feira (21).

Na ocasião, FETRAF-BRASIL apresentou uma pauta de reivindicação que versava sobre crédito e apoio às cooperativas no que se refere à logística, gestão e mercado.

“O mercado da mamona e das outras oleaginosas é muito rentável, mas se utilizados em toda sua cadeia produtiva”, abordou Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL.

De acordo com a coordenadora, faltam perspectivas para a agricultura familiar entrar nesse mercado.

“Precisamos da disposição do governo para isso. Temos desafios com culturas como o dendê, por exemplo. Precisamos mecanizar a produção e de abertura no mercado para agregação de valor”, enfatizou.

A reunião que contou com a presença de representantes da Petrobras Biocombustível, Ministério do Desenvolvimento Agrário, UNICAFES, CONTAG, MPA, Contag, e o deputado Federal Bohn Gass, teve a deliberação de estabelecer diálogo permanente para discussão do tema.

A FETRAF é interveniente de 17 mil agricultores familiares com contratos de compra de oleaginosas para a Petrobras Biocombustível e organiza 12 cooperativas de produção e comercialização no Nordeste e Semi-Árido.

Na próxima quarta-feira (28), o grupo se reúne para dar continuidade à discussão.

Título: Cooperativas de produção de oleaginosas precisam de apoio, Conteúdo: A situação das cooperativas de produção e comercialização de oleaginosas para produção de biodiesel foi tema da reunião de organizações do campo, parlamentares e Casa Civil na última quarta-feira (21). Na ocasião, FETRAF-BRASIL apresentou uma pauta de reivindicação que versava sobre crédito e apoio às cooperativas no que se refere à logística, gestão e mercado. “O mercado da mamona e das outras oleaginosas é muito rentável, mas se utilizados em toda sua cadeia produtiva”, abordou Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL. De acordo com a coordenadora, faltam perspectivas para a agricultura familiar entrar nesse mercado. “Precisamos da disposição do governo para isso. Temos desafios com culturas como o dendê, por exemplo. Precisamos mecanizar a produção e de abertura no mercado para agregação de valor”, enfatizou. A reunião que contou com a presença de representantes da Petrobras Biocombustível, Ministério do Desenvolvimento Agrário, UNICAFES, CONTAG, MPA, Contag, e o deputado Federal Bohn Gass, teve a deliberação de estabelecer diálogo permanente para discussão do tema. A FETRAF é interveniente de 17 mil agricultores familiares com contratos de compra de oleaginosas para a Petrobras Biocombustível e organiza 12 cooperativas de produção e comercialização no Nordeste e Semi-Árido. Na próxima quarta-feira (28), o grupo se reúne para dar continuidade à discussão.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.