CONTRAF BRASIL volta a reivindicar faixa 1,5 para o Minha Casa Minha Vida Rural

Lideranças e deputados reuniram-se nesta terça-feira com o ministro Bruno Araújo no Ministério das Cidades

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa • Publicado em: 23/08/2017 - 15:31 Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa Publicado em: 23/08/2017 - 15:31

Depois de várias reuniões com o Ministério das Cidades sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) a CONTRAF BRASIL, representada por suas lideranças estiveram ontem, 22.08, com o ministro Bruno Araújo para garantir a execução do programa da faixa 1,5 aos agricultores e agricultoras familiares.

A CONTRAF BRASIL apresentou a pauta de reivindicação para que o faixa 1,5 do PMCMV, atualmente executado apenas por construtoras e entidades urbanas, seja também operacionalizado por entidades rurais.  O coordenador da Fetraf SC, Alexandre Bergamin, disse que na região sul, por exemplo, existem cerca de 800 mil estabelecimentos da agricultura familiar e que grande parte deles possuem um potencial para acessar as faixas 1,5 e grupos 2 e 3 do PNHR.

Além disso, as lideranças da CONTRAF BRASIL, representadas pela Fetraf Sul, solicitam a retomada das contratações do PNHR G2 e G3, operacionalizado com os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O ministro Bruno Araújo respondeu afirmando que a reivindicação da CONTRAF BRASIL vem ao encontro do que ele pensa para o programa. “Estabelecer as faixas apropriadas ao nível de renda, perfil social, que se adequa a cada um. Com isso, vocês nos ajudam a dar outra dimensão ao programa”, disse o ministro.

No último dia 16.08 a secretária Nacional de Habitação, Henriqueta Arantes, apresentou durante um encontro com as entidades, um panorama geral das propostas e as metas para 2017 do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), com os dados dos estados e regiões, com foco nos números de unidades habitacionais habilitadas para seleções.

“Ficou encaminhado que na primeira quinzena de setembro de 2017 haverá reunião com a Secretaria Nacional de Habitação, o Ministério das Cidades, os agentes financeiros e as entidades organizadoras para darmos sequência ao tema do PNHR G 1,5. Diante disso, já estivemos também na superintendência da Caixa para dar sequencia aos ajustes para que o faixa 1,5 possa atender o rural”, informou Jandir Selzler, coordenador da Cooperhaf e da direção da Fetraf SC.

A reunião com o ministro Bruno Araújo ocorreu com a presença do deputado Marco Maia (PT-RS) e as lideranças da CONTRAF BRASIL, Alexandre Bergamin, Jandir Selzler e Rui Valença.  

Título: CONTRAF BRASIL volta a reivindicar faixa 1,5 para o Minha Casa Minha Vida Rural, Conteúdo: Depois de várias reuniões com o Ministério das Cidades sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) a CONTRAF BRASIL, representada por suas lideranças estiveram ontem, 22.08, com o ministro Bruno Araújo para garantir a execução do programa da faixa 1,5 aos agricultores e agricultoras familiares. A CONTRAF BRASIL apresentou a pauta de reivindicação para que o faixa 1,5 do PMCMV, atualmente executado apenas por construtoras e entidades urbanas, seja também operacionalizado por entidades rurais.  O coordenador da Fetraf SC, Alexandre Bergamin, disse que na região sul, por exemplo, existem cerca de 800 mil estabelecimentos da agricultura familiar e que grande parte deles possuem um potencial para acessar as faixas 1,5 e grupos 2 e 3 do PNHR. Além disso, as lideranças da CONTRAF BRASIL, representadas pela Fetraf Sul, solicitam a retomada das contratações do PNHR G2 e G3, operacionalizado com os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O ministro Bruno Araújo respondeu afirmando que a reivindicação da CONTRAF BRASIL vem ao encontro do que ele pensa para o programa. “Estabelecer as faixas apropriadas ao nível de renda, perfil social, que se adequa a cada um. Com isso, vocês nos ajudam a dar outra dimensão ao programa”, disse o ministro. No último dia 16.08 a secretária Nacional de Habitação, Henriqueta Arantes, apresentou durante um encontro com as entidades, um panorama geral das propostas e as metas para 2017 do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), com os dados dos estados e regiões, com foco nos números de unidades habitacionais habilitadas para seleções. “Ficou encaminhado que na primeira quinzena de setembro de 2017 haverá reunião com a Secretaria Nacional de Habitação, o Ministério das Cidades, os agentes financeiros e as entidades organizadoras para darmos sequência ao tema do PNHR G 1,5. Diante disso, já estivemos também na superintendência da Caixa para dar sequencia aos ajustes para que o faixa 1,5 possa atender o rural”, informou Jandir Selzler, coordenador da Cooperhaf e da direção da Fetraf SC. A reunião com o ministro Bruno Araújo ocorreu com a presença do deputado Marco Maia (PT-RS) e as lideranças da CONTRAF BRASIL, Alexandre Bergamin, Jandir Selzler e Rui Valença.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.