CONTRAF BRASIL consegue junto ao MTE desarquivar processos dos registros sindicais

Federações e Sindicatos da CONTRAF BRASIL avançam nas negociações para concluir o registro sindical no MTE

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa • Publicado em: 08/02/2017 - 17:17 Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa Publicado em: 08/02/2017 - 17:17

A CONTRAF BRASIL avançou nos encaminhamentos dos registros sindicais dos SINTRAFs e FETRAFs nos últimos meses. O resultado é fruto das negociações das lideranças do movimento com o Ministério do Trabalho e Emprego.

A expectativa é que até o segundo semestre deste ano todos os SINTRAFs e FETRAFs tenham os registros sindicais, que vão oficializar as entidades e consequentemente irão avançar no andamento de várias políticas públicas para a Agricultura Familiar.

Em janeiro, gestores do Ministério do Trabalho e Emprego estiveram na 1ª Reunião da Direção Ampliada da CONTRAF BRASIL, com a presença de lideranças de mais 17 estados do país. O MTE se comprometeu com o desarquivamento de todos os processos dos sindicatos e federações da CONTRAF BRASIL, para assim efetuar correções e concluir o registro sindical.

Junto a essa pauta, a CONTRAF BRASIL também luta pela regularização da Lei 11.326 – que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar.

“Se hoje conquistamos o reconhecimento da categoria da Agricultura Familiar no país, é graças as lutas que antes como Fetraf Brasil e hoje CONTRAF BRASIL desenvolvemos nos últimos anos”, ressalta Marcos Rochinski, coordenador geral da CONTRAF BRASIL.

CONTRAF BRASIL - Nos últimos 12 anos os Agricultores e Agricultoras Familiares, por meio da CONTRAF BRASIL, conseguiram muitas conquistas. Uma das mais importantes é a estrutura organizativa que se constitui a partir da base, tanto no campo sindical quanto na organização econômica da produção familiar. São milhares de associações, cooperativas de produção e de crédito, redes de comercialização, agroindústrias familiares, todos buscando cada vez mais fortalecer as propriedades familiares, assentamentos da Reforma Agrária e empreendimentos sustentáveis e solidários.

Hoje, a CONTRAF-BRASIL/CUT está organizada em 20 Estados, com mais de 900 Sindicatos e Associações sindicais em mais de 1000 municípios em todo o Brasil, com aproximadamente 500 mil agricultoras e agricultores associados.

Título: CONTRAF BRASIL consegue junto ao MTE desarquivar processos dos registros sindicais, Conteúdo: A CONTRAF BRASIL avançou nos encaminhamentos dos registros sindicais dos SINTRAFs e FETRAFs nos últimos meses. O resultado é fruto das negociações das lideranças do movimento com o Ministério do Trabalho e Emprego. A expectativa é que até o segundo semestre deste ano todos os SINTRAFs e FETRAFs tenham os registros sindicais, que vão oficializar as entidades e consequentemente irão avançar no andamento de várias políticas públicas para a Agricultura Familiar. Em janeiro, gestores do Ministério do Trabalho e Emprego estiveram na 1ª Reunião da Direção Ampliada da CONTRAF BRASIL, com a presença de lideranças de mais 17 estados do país. O MTE se comprometeu com o desarquivamento de todos os processos dos sindicatos e federações da CONTRAF BRASIL, para assim efetuar correções e concluir o registro sindical. Junto a essa pauta, a CONTRAF BRASIL também luta pela regularização da Lei 11.326 – que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar. “Se hoje conquistamos o reconhecimento da categoria da Agricultura Familiar no país, é graças as lutas que antes como Fetraf Brasil e hoje CONTRAF BRASIL desenvolvemos nos últimos anos”, ressalta Marcos Rochinski, coordenador geral da CONTRAF BRASIL. CONTRAF BRASIL - Nos últimos 12 anos os Agricultores e Agricultoras Familiares, por meio da CONTRAF BRASIL, conseguiram muitas conquistas. Uma das mais importantes é a estrutura organizativa que se constitui a partir da base, tanto no campo sindical quanto na organização econômica da produção familiar. São milhares de associações, cooperativas de produção e de crédito, redes de comercialização, agroindústrias familiares, todos buscando cada vez mais fortalecer as propriedades familiares, assentamentos da Reforma Agrária e empreendimentos sustentáveis e solidários. Hoje, a CONTRAF-BRASIL/CUT está organizada em 20 Estados, com mais de 900 Sindicatos e Associações sindicais em mais de 1000 municípios em todo o Brasil, com aproximadamente 500 mil agricultoras e agricultores associados.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.