CONTRAF BRASIL: 2017 será um ano de grandes lutas

A Agricultura Familiar inicia o ano repudiando mais uma das medidas de retrocesso que o Governo Temer apresentou. A MP 759 vai contra as políticas de avanço da Reforma Agrária e retorna ao coronelismo

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa • Publicado em: 12/01/2017 - 14:50 Escrito por: Assessoria de Comunicação da CONTRAF BRASIL - Patrícia Costa Publicado em: 12/01/2017 - 14:50

O ano de 2017 será de grandes mobilizações dos trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar do país. Essa é a avaliação da CONTRAF BRASIL sobre a política nacional, baseada numa retrospectiva das medidas aprovadas em 2016 e do que ainda está tramitando no Congresso Nacional. (Escute na íntegra a Análise Política da CONTRAF BRASIL)

Segundo o coordenador geral da CONTRAF BRASIL Marcos Rochinski, pela primeira vez em 12 anos, em 2016 não foi possível comemorar novas conquistas na Agricultura Familiar, pelo contrário houve muitos retrocessos como o fim do Ministério do Desenvolvimento Agrário, cortes e o congelamento de investimentos em áreas sociais, reforma agrária e que irão restringir a execução de políticas de assistência técnica, comercialização, crédito, habitação entre outras.

Para agravar ainda mais a situação, nos últimos meses de 2016 o Governo anunciou o fim da Ouvidoria Agrária Nacional; a admissibilidade da PEC da Reforma da Previdência, que deve ser votada em fevereiro deste ano; o reajuste do salário mínimo abaixo da inflação; a publicação da Medida Provisória 759, já em dezembro, que trata da reforma agrária e que no ponto de vista da CONTRAF BRASIL, é um grande retrocesso quando a municipaliza.

“Nós iniciamos o ano apresentando nosso repúdio a mais esta medida de retrocesso que o Governo Temer tem adotado em relação aos povos dos campos, das águas e florestas. Conclamamos aos nossos sindicatos, associações, cooperativas, dirigentes e aos agricultores e agricultoras familiares do nosso país para nos mantermos mobilizados. 2017 será um ano de grandes lutas, e por meio delas é que vamos conseguir assegurar o que conquistamos e avançar em novas políticas para fortalecer ainda mais o desenvolvimento sustentável do nosso país. (Escute na íntegra a Análise Política da CONTRAF BRASIL)

Mais um degrau

Apesar dos inúmeros retrocessos na política nacional, a CONTRAF BRASIL conseguiu avançar em sua amplitude. Em 2016 passou de Federação para Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil.

“Foi um marco importante e que dá mais empoderamento para chegarmos no Governo e sociedade, para cada vez mais fortalecermos as lutas em defesa dos interesses dos Agricultores e Agricultoras Familiares do país”, pontua Rochinski. 

Título: CONTRAF BRASIL: 2017 será um ano de grandes lutas, Conteúdo: O ano de 2017 será de grandes mobilizações dos trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar do país. Essa é a avaliação da CONTRAF BRASIL sobre a política nacional, baseada numa retrospectiva das medidas aprovadas em 2016 e do que ainda está tramitando no Congresso Nacional. (Escute na íntegra a Análise Política da CONTRAF BRASIL) Segundo o coordenador geral da CONTRAF BRASIL Marcos Rochinski, pela primeira vez em 12 anos, em 2016 não foi possível comemorar novas conquistas na Agricultura Familiar, pelo contrário houve muitos retrocessos como o fim do Ministério do Desenvolvimento Agrário, cortes e o congelamento de investimentos em áreas sociais, reforma agrária e que irão restringir a execução de políticas de assistência técnica, comercialização, crédito, habitação entre outras. Para agravar ainda mais a situação, nos últimos meses de 2016 o Governo anunciou o fim da Ouvidoria Agrária Nacional; a admissibilidade da PEC da Reforma da Previdência, que deve ser votada em fevereiro deste ano; o reajuste do salário mínimo abaixo da inflação; a publicação da Medida Provisória 759, já em dezembro, que trata da reforma agrária e que no ponto de vista da CONTRAF BRASIL, é um grande retrocesso quando a municipaliza. “Nós iniciamos o ano apresentando nosso repúdio a mais esta medida de retrocesso que o Governo Temer tem adotado em relação aos povos dos campos, das águas e florestas. Conclamamos aos nossos sindicatos, associações, cooperativas, dirigentes e aos agricultores e agricultoras familiares do nosso país para nos mantermos mobilizados. 2017 será um ano de grandes lutas, e por meio delas é que vamos conseguir assegurar o que conquistamos e avançar em novas políticas para fortalecer ainda mais o desenvolvimento sustentável do nosso país. (Escute na íntegra a Análise Política da CONTRAF BRASIL) Mais um degrau Apesar dos inúmeros retrocessos na política nacional, a CONTRAF BRASIL conseguiu avançar em sua amplitude. Em 2016 passou de Federação para Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil. “Foi um marco importante e que dá mais empoderamento para chegarmos no Governo e sociedade, para cada vez mais fortalecermos as lutas em defesa dos interesses dos Agricultores e Agricultoras Familiares do país”, pontua Rochinski. 



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.