CONSEA tem nova presidente para o biênio 2012/2013

Maria Emília Lisboa Pacheco, integrante da FASE, foi eleita por unanimidade

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 04/04/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 04/04/2012 - 00:00

No auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (4), membros do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) elegeram Maria Emília Lisboa Pacheco a nova presidente do Conselho.

A FETRAF-BRASIL, que integra o Conselho, considerou a eleição de Emília como fundamental para continuidade do processo que visa garantir a segurança alimentar e nutricional e, consequentemente fortalecer a agricultura familiar.

Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, em fala de considerações, ressaltou a importância do CONSEA e, a atuação de Maria Emília, dotada de “amplo potencial, capacidade de mediação, sensibilidade e profundo conhecimento da temática da soberania alimentar”.

Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, relembrou a relação da entidade com a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), onde Maria Emília é diretora.

“Antes de FETRAF ser fundada, quando a organização dos rurais no campo da CUT [Central Única dos Trabalhadores] se dava por meio do Departamento Rural, nós já tínhamos aproximação com ela. Ao longo desse processo de construção da nossa organização a FASE sempre cumpriu papel importante na nossa assessoria. Maria Emília dará continuidade ao processo de garantia da segurança alimentar, pois tem todas as condições necessárias e experiência para isso”, pontuou.

A eleição da antropóloga ocorreu após reunião Ordinária do Conselho, na terça-feira (3), que constou numa socialização do processo de construção social da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil.

Agora, o nome de Maria Emília será submetido à presidenta Dilma Rousseff, que tem o poder de vetar ou confirmar a permanência na presidência do Conselho, de acordo com a Lei 11.346, de 15.06.2006. O Consea é um órgão consultivo e de assessoramento da Presidência da República.

Sobre Maria Emília

Antropologia, mestra em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalha desde 1978 na Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE).

Emília é membro da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), o qual a indicou a presidência e, conselheira do Consea há quatro mandatos.

Título: CONSEA tem nova presidente para o biênio 2012/2013, Conteúdo: No auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (4), membros do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) elegeram Maria Emília Lisboa Pacheco a nova presidente do Conselho. A FETRAF-BRASIL, que integra o Conselho, considerou a eleição de Emília como fundamental para continuidade do processo que visa garantir a segurança alimentar e nutricional e, consequentemente fortalecer a agricultura familiar. Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, em fala de considerações, ressaltou a importância do CONSEA e, a atuação de Maria Emília, dotada de “amplo potencial, capacidade de mediação, sensibilidade e profundo conhecimento da temática da soberania alimentar”. Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, relembrou a relação da entidade com a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), onde Maria Emília é diretora. “Antes de FETRAF ser fundada, quando a organização dos rurais no campo da CUT [Central Única dos Trabalhadores] se dava por meio do Departamento Rural, nós já tínhamos aproximação com ela. Ao longo desse processo de construção da nossa organização a FASE sempre cumpriu papel importante na nossa assessoria. Maria Emília dará continuidade ao processo de garantia da segurança alimentar, pois tem todas as condições necessárias e experiência para isso”, pontuou. A eleição da antropóloga ocorreu após reunião Ordinária do Conselho, na terça-feira (3), que constou numa socialização do processo de construção social da Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil. Agora, o nome de Maria Emília será submetido à presidenta Dilma Rousseff, que tem o poder de vetar ou confirmar a permanência na presidência do Conselho, de acordo com a Lei 11.346, de 15.06.2006. O Consea é um órgão consultivo e de assessoramento da Presidência da República. Sobre Maria Emília Antropologia, mestra em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalha desde 1978 na Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE). Emília é membro da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), o qual a indicou a presidência e, conselheira do Consea há quatro mandatos.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.