Conab assina acordo de cooperação com a FAO

A Conab assinou nesta quarta-feira (19), um Memorando de Entendimento com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no intuito de promover o abastecimento sustentável.

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 19/08/2015 - 15:56 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 19/08/2015 - 15:56

 

 

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinou nesta quarta-feira (19), um Memorando de Entendimento com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para promover o abastecimento sustentável, o desenvolvimento da agricultura familiar, a segurança alimentar e nutricional, o desenvolvimento rural e as compras governamentais na América Latina e Caribe.

A cerimônia foi realizada na sede da Companhia em Brasília e o documento foi assinado pelo presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, e pelo diretor geral da FAO, José Graziano da Silva. Na ocasião, Graziano também falou sobre o tema “Sustentabilidade da Produção Agrícola e Segurança Alimentar e Nutricional”. O ministro Miguel Rosseto da Secretaria-Geral da Presidência da República e Marcos Rochinski, coordenador nacional da FETRAF/BRASIL também estiveram presente.

O objetivo dessa parceria é trabalhar algumas ações conjuntas entre a FAO e a Conab na troca de conhecimento, tecnologia e serviço no âmbito do abastecimento social de alimentos, comercialização e informação agrícola.

Na palestra Graziano apontou alguns desafios importantes para a questão de produção de alimento e alimentação dos povos. Destacou o fato de o Brasil ter saído do mapa da fome e mostrou preocupação com o Haiti que continua sendo um dos países mais pobres da América Latina.

“O fato de termos tirado o Brasil e outros países da fome deve-se em grande parte ao conjunto de políticas públicas que foram adotadas pelo governo nos últimos anos, sobre tudo de incentivo a produção dos agricultores familiares, incentivo ao comércio local e de programas de compras institucionais como o PAA e o PNAE”. Salientou Marcos Rochisnki.

Essas compras possibilitaram um incremento de produção por parte significativa dos agricultores familiares, melhorando inclusive a condição de autoconsumo, ou seja, a alimentação das próprias famílias de agricultores. Antes, boa parte da fome existente no Brasil se concentrava em áreas rurais, e assim, esta produção oriunda dos agricultores familiares, possibilitou o acesso a alimentos saudáveis para populações carentes e também urbanas.

“A expectativa que a FETRAF/BRASIL tem é que programas de incentivo a produção e comercialização não sejam apenas mantidos, mas ampliados para o próximo período. Nisso tudo, a CONAB tem um desempenho preponderante. Entendemos que o papel estratégico que a agricultura familiar tem é de fornecer alimento com qualidade, pois não basta apenas “matar a fome”. E importante que a população tenha acesso a produtos com uma concentração maior de nutrientes. Essa diversidade de alimentos para o povo brasileiro se da em função da presença do agricultor familiar”. Destacou o Coordenador.

Título: Conab assina acordo de cooperação com a FAO, Conteúdo:       A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) assinou nesta quarta-feira (19), um Memorando de Entendimento com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para promover o abastecimento sustentável, o desenvolvimento da agricultura familiar, a segurança alimentar e nutricional, o desenvolvimento rural e as compras governamentais na América Latina e Caribe. A cerimônia foi realizada na sede da Companhia em Brasília e o documento foi assinado pelo presidente da Conab, Rubens Rodrigues dos Santos, e pelo diretor geral da FAO, José Graziano da Silva. Na ocasião, Graziano também falou sobre o tema “Sustentabilidade da Produção Agrícola e Segurança Alimentar e Nutricional”. O ministro Miguel Rosseto da Secretaria-Geral da Presidência da República e Marcos Rochinski, coordenador nacional da FETRAF/BRASIL também estiveram presente. O objetivo dessa parceria é trabalhar algumas ações conjuntas entre a FAO e a Conab na troca de conhecimento, tecnologia e serviço no âmbito do abastecimento social de alimentos, comercialização e informação agrícola. Na palestra Graziano apontou alguns desafios importantes para a questão de produção de alimento e alimentação dos povos. Destacou o fato de o Brasil ter saído do mapa da fome e mostrou preocupação com o Haiti que continua sendo um dos países mais pobres da América Latina. “O fato de termos tirado o Brasil e outros países da fome deve-se em grande parte ao conjunto de políticas públicas que foram adotadas pelo governo nos últimos anos, sobre tudo de incentivo a produção dos agricultores familiares, incentivo ao comércio local e de programas de compras institucionais como o PAA e o PNAE”. Salientou Marcos Rochisnki. Essas compras possibilitaram um incremento de produção por parte significativa dos agricultores familiares, melhorando inclusive a condição de autoconsumo, ou seja, a alimentação das próprias famílias de agricultores. Antes, boa parte da fome existente no Brasil se concentrava em áreas rurais, e assim, esta produção oriunda dos agricultores familiares, possibilitou o acesso a alimentos saudáveis para populações carentes e também urbanas. “A expectativa que a FETRAF/BRASIL tem é que programas de incentivo a produção e comercialização não sejam apenas mantidos, mas ampliados para o próximo período. Nisso tudo, a CONAB tem um desempenho preponderante. Entendemos que o papel estratégico que a agricultura familiar tem é de fornecer alimento com qualidade, pois não basta apenas “matar a fome”. E importante que a população tenha acesso a produtos com uma concentração maior de nutrientes. Essa diversidade de alimentos para o povo brasileiro se da em função da presença do agricultor familiar”. Destacou o Coordenador.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.