Brasília sediará 1ª CNATER e Reforma Agrária

Entre os dias 23 e 26 de abril, o evento vai propor diretrizes para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 10/04/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 10/04/2012 - 00:00

Será realizada entre os dias 23 e 26 de abril, em Brasília, a 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (1ª Cnater). O evento vai propor diretrizes para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), instrumento que orienta a Política Nacional de Ater (Pnater).

As etapas prévias da 1ª Cnater reuniram mais de 40 mil pessoas em 26 conferências estaduais e uma no Distrito Federal, 160 conferências territoriais e regionais, seis eventos temáticos direcionados para os extrativistas, quilombolas, indígenas, mulheres rurais, juventude rural e público da reforma agrária, além de dois eventos setoriais, que debateram em todo o País o tema “Ater para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural”.

Segundo o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Argileu Martins, a participação positiva de todos os atores envolvidos de alguma forma na Assistência Técnica e Extensão Rural demonstra a importância das políticas públicas para o desenvolvimento rural. “O foco principal das conferências regionalizadas foi a elaboração do documento base de Ater que deve ser apresentado durante a 1ª Cnater.”

Ações decorrentes da Política de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) do Ministério do Desenvolvimento Agrário  (MDA)  têm contribuído para melhorar a produtividade e aumentar a rendados agricultores familiares.

“A conferência permite que o governo federal, por meio do MDA, ouça as pessoas e, a partir daí, construa instrumentos que vão qualificar esse serviço tão importante para que as famílias acessem as políticas públicas”, conclui o diretor.

De acordo com o seu regimento interno, a 1ª Cnater é de responsabilidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) do MDA. Participam do evento nacional delegados, convidados e observadores, entre eles representantes da sociedade civil (75% representação de agricultores familiares e assentados da reforma agrária e 25% representações de entidades não governamentais executoras de serviços de Ater), além de representantes do governo e de órgãos públicos dos poderes executivo, legislativo e judiciário das esferas estadual e municipal.

*Fonte MDA

Título: Brasília sediará 1ª CNATER e Reforma Agrária, Conteúdo: Será realizada entre os dias 23 e 26 de abril, em Brasília, a 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (1ª Cnater). O evento vai propor diretrizes para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), instrumento que orienta a Política Nacional de Ater (Pnater). As etapas prévias da 1ª Cnater reuniram mais de 40 mil pessoas em 26 conferências estaduais e uma no Distrito Federal, 160 conferências territoriais e regionais, seis eventos temáticos direcionados para os extrativistas, quilombolas, indígenas, mulheres rurais, juventude rural e público da reforma agrária, além de dois eventos setoriais, que debateram em todo o País o tema “Ater para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural”. Segundo o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Argileu Martins, a participação positiva de todos os atores envolvidos de alguma forma na Assistência Técnica e Extensão Rural demonstra a importância das políticas públicas para o desenvolvimento rural. “O foco principal das conferências regionalizadas foi a elaboração do documento base de Ater que deve ser apresentado durante a 1ª Cnater.” Ações decorrentes da Política de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) do Ministério do Desenvolvimento Agrário  (MDA)  têm contribuído para melhorar a produtividade e aumentar a rendados agricultores familiares. “A conferência permite que o governo federal, por meio do MDA, ouça as pessoas e, a partir daí, construa instrumentos que vão qualificar esse serviço tão importante para que as famílias acessem as políticas públicas”, conclui o diretor. De acordo com o seu regimento interno, a 1ª Cnater é de responsabilidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) do MDA. Participam do evento nacional delegados, convidados e observadores, entre eles representantes da sociedade civil (75% representação de agricultores familiares e assentados da reforma agrária e 25% representações de entidades não governamentais executoras de serviços de Ater), além de representantes do governo e de órgãos públicos dos poderes executivo, legislativo e judiciário das esferas estadual e municipal. *Fonte MDA



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.