Assistência Técnica para todos os agricultores

FETRAF/BRASIL defende na reunião do Comitê de ATER acompanhamento e auxílio para os agricultores familiares

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 03/06/2015 - 12:18 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 03/06/2015 - 12:18

Para a FETRAF/BRASIL, a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é uma das políticas mais importantes na estruturação das propriedades dos agricultores familiares. Uma boa aplicação de um conjunto de politicas públicas como créditos, comercialização e organização da produção depende fundamentalmente da assistência técnica e extensão rural. Por isso a Federação sempre defende um volume maior de recursos na aplicação desta politica e a criação de novos instrumentos para o aperfeiçoamento da ATER em benefício dos agricultores familiares.

O coordenador de políticas Agrícolas da FETRAF/BRASIL Celso Ludwig, esteve presente na reunião do Comitê Nacional de ATER e explicou o que está sendo discutido durante esses dias: “Temos dois pontos principais a serem observados. O primeiro é a realização da 2ª conferência de ATER que deve acontecer em abril de 2016 e o segundo é a indicação da nova diretoria da agência da ANATER que precisa sair do papel”.

Celso ressalta ainda que A FETRAF prioriza a criação da agência e a sua imediata implantação, porque entende a importância da visita técnica a casa dos agricultores para acompanhar e auxiliar em dúvidas e problemas corriqueiros. “É importante cobrar recursos da União para garantir uma assistência de qualidade, gratuita e permanente para todas as famílias que vivem no campo. Solicitamos aproximadamente seis visitas ao ano. O movimento sindical da agricultura familiar precisa se atentar a essas necessidades dos agricultores e este assunto precisa ser pauta diariamente dos dirigentes, pois isso é fundamental para a continuidade da agricultura familiar no Brasil. O mundo vive a era do conhecimento. Os agricultores não podem ser excluídos disso. A assistência técnica é um mecanismo de acesso à informação”.

A efetivação da agência nacional da ANATER é outro tema que tem sido tratado nos últimos dias pelo comitê e pelo CONDRAF. “Esperamos que neste Plano Safra, a Presidenta Dilma não só efetive a agência, mas nomeie sua direção para que tenhamos um instrumento efetivo no aperfeiçoamento das politicas de assistência técnica e extensão rural”. Relatou Marcos Rochisnki, Coordenador Geral da FETRAF/BRASIL.

Título: Assistência Técnica para todos os agricultores, Conteúdo: Para a FETRAF/BRASIL, a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é uma das políticas mais importantes na estruturação das propriedades dos agricultores familiares. Uma boa aplicação de um conjunto de politicas públicas como créditos, comercialização e organização da produção depende fundamentalmente da assistência técnica e extensão rural. Por isso a Federação sempre defende um volume maior de recursos na aplicação desta politica e a criação de novos instrumentos para o aperfeiçoamento da ATER em benefício dos agricultores familiares. O coordenador de políticas Agrícolas da FETRAF/BRASIL Celso Ludwig, esteve presente na reunião do Comitê Nacional de ATER e explicou o que está sendo discutido durante esses dias: “Temos dois pontos principais a serem observados. O primeiro é a realização da 2ª conferência de ATER que deve acontecer em abril de 2016 e o segundo é a indicação da nova diretoria da agência da ANATER que precisa sair do papel”. Celso ressalta ainda que A FETRAF prioriza a criação da agência e a sua imediata implantação, porque entende a importância da visita técnica a casa dos agricultores para acompanhar e auxiliar em dúvidas e problemas corriqueiros. “É importante cobrar recursos da União para garantir uma assistência de qualidade, gratuita e permanente para todas as famílias que vivem no campo. Solicitamos aproximadamente seis visitas ao ano. O movimento sindical da agricultura familiar precisa se atentar a essas necessidades dos agricultores e este assunto precisa ser pauta diariamente dos dirigentes, pois isso é fundamental para a continuidade da agricultura familiar no Brasil. O mundo vive a era do conhecimento. Os agricultores não podem ser excluídos disso. A assistência técnica é um mecanismo de acesso à informação”. A efetivação da agência nacional da ANATER é outro tema que tem sido tratado nos últimos dias pelo comitê e pelo CONDRAF. “Esperamos que neste Plano Safra, a Presidenta Dilma não só efetive a agência, mas nomeie sua direção para que tenhamos um instrumento efetivo no aperfeiçoamento das politicas de assistência técnica e extensão rural”. Relatou Marcos Rochisnki, Coordenador Geral da FETRAF/BRASIL.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.