A 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional marca um momento importante de consolidação das políticas públicas que ao passo em que visam erradicar a fome, também fortalecem a agricu

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 09/11/2011 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 09/11/2011 - 00:00

“Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos” é tema da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que acontece em Salvador desde a segunda-feira (7). O encerramento está marcado para quinta-feira (10).

Ao reunir cerca de 2 mil representantes de 50 países dos cinco continentes, a Conferência debate os avanços e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável, e a experiência brasileira na construção da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.  

Para Elisângela Araújo, a 4ª Conferência marca um momento importante de consolidação das políticas públicas que ao passo em que visam erradicar a fome, também fortalecem a agricultura familiar, responsável pela produção de alimentos no país.

“A Conferência reforça nosso trabalho em garantir alimentação saudável, de contribuir para segurança alimentar do país, já que a agricultura familiar, além do seu papel estratégico na erradicação da fome e da miséria, é responsável pela produção de alimentos que a população consome. O Brasil é referência em políticas públicas nesse sentido e a participação social no processo tem se mostrado cada vez mais eficiente e necessária para garantir a da alimentação saudável ao povo”. 

Entre as principais conquistas do Brasil em segurança alimentar e nutricional encontra-se a inclusão do direito humano a alimentação no 6º artigo da  Constituição Federal, a adesão de municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), os programas de Aquisição de Alimentos (PAA), Alimentação Escolar (PNAE), Brasil Sem Miséria.

 

Título: , Conteúdo: “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos” é tema da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que acontece em Salvador desde a segunda-feira (7). O encerramento está marcado para quinta-feira (10). Ao reunir cerca de 2 mil representantes de 50 países dos cinco continentes, a Conferência debate os avanços e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável, e a experiência brasileira na construção da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.   Para Elisângela Araújo, a 4ª Conferência marca um momento importante de consolidação das políticas públicas que ao passo em que visam erradicar a fome, também fortalecem a agricultura familiar, responsável pela produção de alimentos no país. “A Conferência reforça nosso trabalho em garantir alimentação saudável, de contribuir para segurança alimentar do país, já que a agricultura familiar, além do seu papel estratégico na erradicação da fome e da miséria, é responsável pela produção de alimentos que a população consome. O Brasil é referência em políticas públicas nesse sentido e a participação social no processo tem se mostrado cada vez mais eficiente e necessária para garantir a da alimentação saudável ao povo”.  Entre as principais conquistas do Brasil em segurança alimentar e nutricional encontra-se a inclusão do direito humano a alimentação no 6º artigo da  Constituição Federal, a adesão de municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), os programas de Aquisição de Alimentos (PAA), Alimentação Escolar (PNAE), Brasil Sem Miséria.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.