Agro Centro-Oeste busca fortalecer agricultura familiar por meio de parcerias

UFG promove feira com foco na valorização da produção de famílias agricultoras. A expectativa é receber 10 mil pessoas durante o evento

Escrito por: FETRAF/BRASIL • Publicado em: 13/05/2015 - 12:56 Escrito por: FETRAF/BRASIL Publicado em: 13/05/2015 - 12:56

 

A Feira Agro Centro-Oeste Familiar, promovida pela Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), será realizada entre 13 a 16 de maio, no Câmpus Samambaia. Com seminários temáticos e científicos, bem como cursos práticos disponíveis para toda a comunidade goiana, o evento de agricultores tem como objetivo expor a produção de agricultores familiares e valorizar este segmento.

A organização da Feira espera receber público de 10 mil pessoas. Dentro da programação 2015, irá ocorrer um “Dia de Campo” dividido em dois roteiros: um com tecnologias de produção agroecológicas em várias estações e outro com agricultura de conservação. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal no dia de cada atividade.

Para realização do evento, a Escola de Agronomia conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Governo do Estado de Goiás, Prefeitura Municipal de Goiânia, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Goiás (FETAEG), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Instituto Federal de Goiás (IFG).

Atividades relacionadas

Durante a realização da Feira, os visitantes podem participar dos estandes das cooperativas familiares; de seminários temáticos e científicos; dos cursos práticos em áreas demonstrativas e apresentações culturais.

Ainda estão previstos cursos de Educação Ambiental que serão realizados nas salas de apoio do Centro de Cultura e Eventos da UFG e atividades práticas de campo nas dependências das Escolas de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA) e de Veterinária e Zootecnia (EVZ).

A programação também inclui exposição e comercialização de máquinas e implementos agrícolas. Durante todos os dias do evento, semeadoras, adubadoras, colhedoras e pulverizadores serão apresentados em funcionamento ao público, com destaque aos equipamentos para a agricultura familiar.

Histórico

A Agro Centro-Oeste é realizada anualmente desde o ano 2000. O evento surgiu como um projeto de extensão com o propósito de proporcionar oportunidades de negócios e acesso ao conhecimento. A partir de 2005, o enfoque da Feira se voltou para a agricultura familiar, devido às limitações que os agricultores enfrentam, principalmente, à baixa diversificação dos sistemas de produção.

Para o coordenador do evento, Gabriel Medina, a realização iniciativa oferece visibilidade ao segmento de famílias agricultoras na região, “além do agronegócio para a exportação, Goiás têm 90 mil famílias de agricultores familiares que são fundamentais na produção de alimentos, particularmente de leite”, ressalta o coordenador.

Título: Agro Centro-Oeste busca fortalecer agricultura familiar por meio de parcerias, Conteúdo:   A Feira Agro Centro-Oeste Familiar, promovida pela Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), será realizada entre 13 a 16 de maio, no Câmpus Samambaia. Com seminários temáticos e científicos, bem como cursos práticos disponíveis para toda a comunidade goiana, o evento de agricultores tem como objetivo expor a produção de agricultores familiares e valorizar este segmento. A organização da Feira espera receber público de 10 mil pessoas. Dentro da programação 2015, irá ocorrer um “Dia de Campo” dividido em dois roteiros: um com tecnologias de produção agroecológicas em várias estações e outro com agricultura de conservação. As inscrições são gratuitas e serão realizadas no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal no dia de cada atividade. Para realização do evento, a Escola de Agronomia conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Governo do Estado de Goiás, Prefeitura Municipal de Goiânia, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Goiás (FETAEG), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Instituto Federal de Goiás (IFG). Atividades relacionadas Durante a realização da Feira, os visitantes podem participar dos estandes das cooperativas familiares; de seminários temáticos e científicos; dos cursos práticos em áreas demonstrativas e apresentações culturais. Ainda estão previstos cursos de Educação Ambiental que serão realizados nas salas de apoio do Centro de Cultura e Eventos da UFG e atividades práticas de campo nas dependências das Escolas de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA) e de Veterinária e Zootecnia (EVZ). A programação também inclui exposição e comercialização de máquinas e implementos agrícolas. Durante todos os dias do evento, semeadoras, adubadoras, colhedoras e pulverizadores serão apresentados em funcionamento ao público, com destaque aos equipamentos para a agricultura familiar. Histórico A Agro Centro-Oeste é realizada anualmente desde o ano 2000. O evento surgiu como um projeto de extensão com o propósito de proporcionar oportunidades de negócios e acesso ao conhecimento. A partir de 2005, o enfoque da Feira se voltou para a agricultura familiar, devido às limitações que os agricultores enfrentam, principalmente, à baixa diversificação dos sistemas de produção. Para o coordenador do evento, Gabriel Medina, a realização iniciativa oferece visibilidade ao segmento de famílias agricultoras na região, “além do agronegócio para a exportação, Goiás têm 90 mil famílias de agricultores familiares que são fundamentais na produção de alimentos, particularmente de leite”, ressalta o coordenador.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.