Agricultura familiar e camponesa gera autonomia

E alimenta cerca de 7 mil pessoas no Encontro dos Povos

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 21/08/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 21/08/2012 - 00:00

Escrito por Coletivo de Comunicação, Encontro Unitário dos Povos 

Edição: Fernanda Silva

Foto: Ruy Sposati

De onde vem a alimentação que mantém cerca de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras e povos do Campo, das Águas e das Florestas que estão reunidos em Brasília? Esta é uma dúvida que permeia os diversos espaços sociais e não é de hoje que se questiona a alimentação utilizada nos atos em que os movimentos sociais estão envolvidos. 

Os movimentos e organizações sociais estão organizados em Acampamentos, Assentamentos, Quilombos, Aldeias. Nestes espaços, as famílias que ali residem, produzem diariamente alimentos que são consumidos entre eles e os excedentes são vendidos para a cidade.

Na maioria das localidades o trabalho de produção é feito coletivamente, envolvendo do mais novo ao mais velho nas atividades. Em alguns espaços as famílias estão organizadas em cooperativas, envolvendo mais de uma comunidade, o que valoriza o produto aumentando o seu valor diante do mercado.

E neste Encontro Unitário não foi diferente. Cada delegação trouxe os alimentos e materiais necessários para prover a alimentação, o que evidencia a autonomia política e financeira dos movimentos sociais. Além disso, traz aos participantes a certeza de que não estão ingerindo alimentos contaminados.

Título: Agricultura familiar e camponesa gera autonomia, Conteúdo: Escrito por Coletivo de Comunicação, Encontro Unitário dos Povos  Edição: Fernanda Silva Foto: Ruy Sposati De onde vem a alimentação que mantém cerca de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras e povos do Campo, das Águas e das Florestas que estão reunidos em Brasília? Esta é uma dúvida que permeia os diversos espaços sociais e não é de hoje que se questiona a alimentação utilizada nos atos em que os movimentos sociais estão envolvidos.  Os movimentos e organizações sociais estão organizados em Acampamentos, Assentamentos, Quilombos, Aldeias. Nestes espaços, as famílias que ali residem, produzem diariamente alimentos que são consumidos entre eles e os excedentes são vendidos para a cidade. Na maioria das localidades o trabalho de produção é feito coletivamente, envolvendo do mais novo ao mais velho nas atividades. Em alguns espaços as famílias estão organizadas em cooperativas, envolvendo mais de uma comunidade, o que valoriza o produto aumentando o seu valor diante do mercado. E neste Encontro Unitário não foi diferente. Cada delegação trouxe os alimentos e materiais necessários para prover a alimentação, o que evidencia a autonomia política e financeira dos movimentos sociais. Além disso, traz aos participantes a certeza de que não estão ingerindo alimentos contaminados.



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.