Agricultores familiares da FETRAF seguem mobilizados

Atividades acontecem em vários estados. As reivindicações visam a distribuição e implementação de sistema de água; reforma agrária e acesso à terra; gratuidade dos serviços para as agroindústrias fami

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 22/05/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 22/05/2012 - 00:00

O processo de negociação da Jornada de Lutas da Agricultura mobiliza agricultores familiares de todo o Brasil. Nesta semana, as atividades são intensificadas nas regiões Nordeste e Sul.

No Rio Grande do Norte, a FETRAF reúne-se nesta terça-feira (22) com a secretaria de Agricultura do Estado, de Recursos Hídricos, Ministério do desenvolvimento Agrário (MDA), Casa Civil e Ministério da Agricultura (MAPA).

Em discussão, a pauta emergencial para abastecimento de água, perfuração e ampliação dos poços para disponibilização de água para consumo e produção, a construção de cisternas e, funcionamento da Central de Comercialização.

No fim desta tarde, a direção da FETRAF-RN e mais de 350 agricultores familiares, juntamente com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DENOCS), a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e parlamentares se reuniram em audiência para discutir a implantação de adutoras no semiárido. O evento ocorreu na Assembleia Legislativa, a partir das 15h30, em Natal.

Em Campo Grande, a FAF/MS fará mobilização concentrada no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a partir das 6 horas da manhã nesta quarta-feira (22). A entidade reivindica a concessão de crédito e instalação dos assentados da reforma agrária, que aguardam há mais de três anos; retomada das obras em assentamentos; emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Já os três estados do Sul seguem em mobilização nesta terça e quarta-feira (22 e 23). Nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, a insatisfação de agricultores familiares com os anúncios feitos pelos governos Estaduais e o atraso do anúncio das medidas pelo governo Federal no que se refere ao problema da estiagem, levou produtores às ruas.

Em Santa Catarina as mobilizações acontecem em Chapecó e Rio do Sul. No Estado paranaense a mobilização se concentra em Francisco Beltrão (abrangendo a região mais afetada pela estiagem) e agricultores familiares gaúchos se reúnem em suas regionais.

Também em Pernambuco, os temas água, reforma agrária, habitação e crédito compõem a pauta. Nesta quarta-feira (23), aproximadamente cinco mil agricultores familiares estarão mobilizados na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).

 

Título: Agricultores familiares da FETRAF seguem mobilizados, Conteúdo: O processo de negociação da Jornada de Lutas da Agricultura mobiliza agricultores familiares de todo o Brasil. Nesta semana, as atividades são intensificadas nas regiões Nordeste e Sul. No Rio Grande do Norte, a FETRAF reúne-se nesta terça-feira (22) com a secretaria de Agricultura do Estado, de Recursos Hídricos, Ministério do desenvolvimento Agrário (MDA), Casa Civil e Ministério da Agricultura (MAPA). Em discussão, a pauta emergencial para abastecimento de água, perfuração e ampliação dos poços para disponibilização de água para consumo e produção, a construção de cisternas e, funcionamento da Central de Comercialização. No fim desta tarde, a direção da FETRAF-RN e mais de 350 agricultores familiares, juntamente com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DENOCS), a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e parlamentares se reuniram em audiência para discutir a implantação de adutoras no semiárido. O evento ocorreu na Assembleia Legislativa, a partir das 15h30, em Natal. Em Campo Grande, a FAF/MS fará mobilização concentrada no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a partir das 6 horas da manhã nesta quarta-feira (22). A entidade reivindica a concessão de crédito e instalação dos assentados da reforma agrária, que aguardam há mais de três anos; retomada das obras em assentamentos; emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Já os três estados do Sul seguem em mobilização nesta terça e quarta-feira (22 e 23). Nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, a insatisfação de agricultores familiares com os anúncios feitos pelos governos Estaduais e o atraso do anúncio das medidas pelo governo Federal no que se refere ao problema da estiagem, levou produtores às ruas. Em Santa Catarina as mobilizações acontecem em Chapecó e Rio do Sul. No Estado paranaense a mobilização se concentra em Francisco Beltrão (abrangendo a região mais afetada pela estiagem) e agricultores familiares gaúchos se reúnem em suas regionais. Também em Pernambuco, os temas água, reforma agrária, habitação e crédito compõem a pauta. Nesta quarta-feira (23), aproximadamente cinco mil agricultores familiares estarão mobilizados na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE).  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.