2012 é o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos

E tem o objetivo de garantir o acesso à eletricidade para todos, duplicar o peso global da energia renovável e melhorar a eficiência energética antes de 2030

Escrito por: FETRAF • Publicado em: 18/01/2012 - 00:00 Escrito por: FETRAF Publicado em: 18/01/2012 - 00:00

Com os objetivos de garantir o acesso à eletricidade para todos, duplicar o peso global da energia renovável e melhorar a eficiência energética antes de 2030, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. O ano comemorativo teve início nesta segunda-feira (16). 

Dados da Rede de Conhecimento ONU-Energia apontam que, atualmente, mais de 1,4 bilhão de pessoas de todo o mundo não possuem acesso à eletricidade e cerca de um bilhão tem acesso não contínuo, o que acarreta em problemas de saúde, déficit educacional, destruição ambiental e, até mesmo, atraso econômico.

Por isso, a ideia é aumentar em 30% o uso de energias renováveis em todo o mundo, além de reduzir em 40% a intensidade energética global, antes de 2030.

 Para Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, instituir o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos, é uma iniciativa que irá conscientizar a ainda mais a população sobre a importância de promover a sustentabilidade. 

“E a participação da sociedade civil também irá garantir isso. Temos que empreender uma mudança no comportamento, nos padrões da sociedade para estabelecer a sustentabilidade como modelo de desenvolvimento. São gastos bilhões com a produção e exportação de combustíveis fósseis que prejudicam o meio ambiente e a vida das pessoas. Eles causam doenças, e impulsionam as mudanças climáticas”, disse o secretário. 

O apoio dos governos, empresas do setor privado, ONGs e sociedade civil, poderá ser dado por meio do site Sustainable Energy for All. É possível propor ações que garantam a universalização da energia sustentável.

 

Título: 2012 é o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, Conteúdo: Com os objetivos de garantir o acesso à eletricidade para todos, duplicar o peso global da energia renovável e melhorar a eficiência energética antes de 2030, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. O ano comemorativo teve início nesta segunda-feira (16).  Dados da Rede de Conhecimento ONU-Energia apontam que, atualmente, mais de 1,4 bilhão de pessoas de todo o mundo não possuem acesso à eletricidade e cerca de um bilhão tem acesso não contínuo, o que acarreta em problemas de saúde, déficit educacional, destruição ambiental e, até mesmo, atraso econômico. Por isso, a ideia é aumentar em 30% o uso de energias renováveis em todo o mundo, além de reduzir em 40% a intensidade energética global, antes de 2030.  Para Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, instituir o Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos, é uma iniciativa que irá conscientizar a ainda mais a população sobre a importância de promover a sustentabilidade.  “E a participação da sociedade civil também irá garantir isso. Temos que empreender uma mudança no comportamento, nos padrões da sociedade para estabelecer a sustentabilidade como modelo de desenvolvimento. São gastos bilhões com a produção e exportação de combustíveis fósseis que prejudicam o meio ambiente e a vida das pessoas. Eles causam doenças, e impulsionam as mudanças climáticas”, disse o secretário.  O apoio dos governos, empresas do setor privado, ONGs e sociedade civil, poderá ser dado por meio do site Sustainable Energy for All. É possível propor ações que garantam a universalização da energia sustentável.  



Informativo CONTRAF-BRASIL

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.