FETRAF de Santa Catarina retoma curso de formação com universidade federal

31/01/2018 - 15:04

Mais de 160 lideranças serão qualificadas para fomentar as organizações da agricultura familiar de Santa Catarina

A Fetraf de Santa Catarina, que integra o Fórum de entidades da Agricultura Familiar do Estado, dará início ao Projeto de Formação Terra Solidária: Multiplicando Ações e Sujeitos Sociais no próximo mês de março.

O objetivo do curso é desenvolver ações de formação de lideranças articulados as lutas da agricultura familiar e multiplicar ações no campo sindical e do cooperativismo. O curso tem parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul e terá certificação de curso de extensão após concluído. Os estudantes serão qualificados e a estratégia é que ele fomente a organização de base para fortalecer o projeto de desenvolvimento sustentável e solidário junto as comunidades e municípios.

As inscrições que encerram nesta quarta-feira 31 de janeiro já possuem mais de 160 estudantes. O curso terá seis módulos com os temas: O papel do Estado e das Políticas Públicas; O papel da Agricultura Familiar no desenvolvimento; Feminismo e as relações patriarcais de gênero e geração; Sustentabilidade; Inovação, gestão e sustentação das organizações da Agricultura Familiar e Concepções do Cooperativismo Popular e Solidário.  

“É desafiador retomarmos um processo de formação nesta dimensão. Esse curso é uma sequência de vários outros projetos de formação com a universidade, que já estavam sendo desenvolvidos nos últimos anos, especialmente, aqueles ligados a formação da juventude e com o tema das mulheres. Consolidar essa etapa não é apenas preparar lideranças, mas também multiplicá-las, pois estes alunos voltarão para as suas cidades e comunidades repassando seu aprendizado. Essa ação contribui para fortalecer e fomentar a organização dos agricultores e agricultoras familiares”, explica Alexandre Bergamin, coordenador da Fetraf de Santa Catarina.