Contraf Brasil participa do Seminário reforma Trabalhista, Saúde e Organização” da CUT

26/11/2018 - 10:55

Lei trabalhista afeta vários aspectos relacionados às condições de trabalho, às negociaçõe

Contraf Brasil participou do ‘Seminário reforma Trabalhista, Saúde e Organização no local de trabalho (OLT): desafios e estratégia sindical da CUT’, organizado pelas secretarias de Saúde do Trabalhador, Relações do Trabalho e Organização Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre os dias 21 e 22 de novembro, na sede da CUT, em São Paulo.

No Seminário, com painéis temáticos, os trabalhadores e trabalhadoras debateram sobre o mundo do trabalho, a reforma Trabalhista e os impactos na saúde e na vida dos trabalhadores e das trabalhadoras, além de experiências e desafios para a organização no local de trabalho (OLT) e representação sindical. Uma pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre como a reforma Trabalhista coloca a saúde da população em risco também foi lançado durante a atividade.

A nova Lei trabalhista – Lei nº 13.467/20171 -, afeta vários aspectos relacionados às condições de trabalho, às negociações coletivas, à organização sindical e a Justiça do Trabalho. No aspecto das condições de trabalho, diversifica as formas possíveis de contratação, flexibiliza e amplia a jornada, facilita as demissões, flexibiliza as formas de remuneração, e altera as condições de trabalho.

“O trabalhador fica refém do empresário, numa condição submissa. Para além disso observamos que essa nova relação traz muitos malefícios a saúde do trabalhador. O stresse e a depressão são fatores cada vez mais recorrentes e que se agravam neste cenário”, comenta Josana Lima, coordenadora da secretaria geral da Contraf Brasil.