Agricultores Familiares do Sintraf de Diamantino ocupam o antigo Garimpo Jatobá/MT

27/12/2017 - 16:13

As famílias que estavam acampadas aguardam uma decisão do Governo há um ano debaixo da lona à beira da estrada

Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar ligados ao SINTRAF de Diamantino, em Mato Grosso, ocuparam o antigo Garimpo Jatobá, localizado a 200 quilômetros, ao norte de Cuiabá. As 40 famílias fazem parte do “Movimento 05 de Julho”, coordenado pelo sindicato.

Conforme o coordenador do Sintraf, Aparício Valeriano Siqueira, a área tem aproximadamente cerca de 15 mil hectares. As famílias que estavam acampadas aguardam uma decisão do Governo há um ano debaixo da lona à beira da estrada, distante 10 quilômetros da cidade. A reivindicação é pela desapropriação de áreas para assentamento dos trabalhadores.

De acordo com Siqueira, o garimpo foi desativado desde meado dos anos 80, quando a polícia fechou o lugar por conta do refino e tráfico de drogas. Na década de 80, o garimpo Jatobá atraiu milhares de pessoas para as terras diamantinense, além dos cerca de cinco mil garimpeiros que já estavam no local. Devido aos conflitos do período pela disputa de terras, o garimpo foi interditado.

Fonte: Diário de Cuiabá