Agricultores e assentados da reforma agrária ocupam secretaria de governo no Piauí

13/03/2018 - 08:28

Após 3 anos sem resposta do Governo Estadual a categoria ocupa a secretária em busca de solução para abandono dos trabalhadores do campo

Agricultores Familiares do Piauí ocuparam a Secretária de Desenvolvimento Rural do estado com cerca de 200 famílias, para cobrar do Governo o acordo feito há 3 anos, quando foi prometido atender a pauta de reivindicação dos trabalhadores. 

Os assentamentos e propriedades dos agricultores familiares, que são um canteiro de produção de alimentos saudáveis, aguardam do governo os recursos públicos que são destinados ao fomento da produção e estruturação dos assentamentos há mais de 3 anos. Na ocasião, eles reivindicaram a liberação do orçamento público para construção de cisternas, abastecimento de água, a perfuração de poços, kit irrigação entre outros itens que vão ajudar na produção. 

Segundo o coordenador da FAF Piauí, Francisco das Chagas, também coordenador de reforma agrária da CONTRAF BRASIL, o secretário de agricultura do governo estadual recebeu os trabalhadores e se comprometeu que até abril alguns itens da pauta serão atendidos, como o início da perfuração dos poços. 

A ação da FAF Piauí reuniu assentados da reforma agrária e agricultores familiares de 15 municípios. “Nossa luta é legítima e tivemos uma boa participação dos nossos trabalhadores. Estamos lutando por vida digna no campo e condições de trabalho. Somos produtores de alimentos e para que possamos avançar na reforma agrária o Governo deve executar suas políticas de fomento e fortalecimento na produção de alimentos”, destaca Chaves.