Mulher ganha destaque nos debates do V Congresso da FETRAF DFE

27/11/2017 - 11:35

Lideranças falaram da importância de ocupar os espaços políticos e o debate sobre a violência contra a mulher

A Fetraf DFE realizou durante os dias 24 a 26.11 o V Congresso da Agricultura Familiar do Distrito Federal e Entorno.   Temas como acesso à terra, produção e comercialização dos alimentos da agricultura familiar, oficinas sobre gênero, mulher, juventude, educação no campo, crédito fundiário, meio ambiente e agroecologia, cooperativismo e ainda análise na atual conjuntura política foram abordados no evento.

Dentre as atividades, o debate político sobre a importância de a mulher ocupar os espaços políticos ganhou destaque no evento. “Além de agricultoras familiares, somos primeiramente mulheres. Sabemos que nossa jornada é tripla, ou seja, dentro e fora de casa. Somos fortes e é nesta perspectiva que devemos olhar para a importância de lutarmos para garantir e ampliar nossos direitos. Hoje são 595 cadeiras no Congresso e só ocupamos 63. Temos que nos atentar para isso, pois hoje esse cenário não nos representa e é por isso que medida que estão destruindo os direitos das mulheres estão sendo aprovados. O próximo ano, 2018, vai ser de eleições e esse é o momento de fazermos a diferença”, diz Graça Amorim, coordenadora de mulheres da CONTRAF BRASIL e da Fetraf Maranhão.

Na mesa estavam lideranças de mulheres de várias entidades como CUT DF, da FETRAF DFE, Câmara Municipal de Buritis, representantes de comunidades indígenas e dos assentamentos da região. A deputada federal Erika Kokay também esteve presente e contribuiu com a análise da atual conjuntura política e a importância da mulher no Congresso Nacional. No discurso de cada uma delas, a luta contra a violência da mulher foi unânime.

Ainda, na oportunidade e na presença de gestores e representantes do governo federal e distrital, os agricultores familiares assinaram convênios que vão beneficiar os assentamentos da região com dois tanques resfriadores para qualificar a produção do leite.

No Congresso, a FETRAF DFE também reelegeu Anaildo Porfírio para coordenador geral para os próximos anos.

* Quer ver as fotos do V Congresso da FETRAF DFE?  Curte aí o facebook e confere só nossos cliques AQUI