Acordo entre MDA e TCU facilitará a vida no campo

01/12/2015 - 10:51

O Acordo prevê o intercâmbio de informações e de base de dados, que facilitará a gestão de programas, ações e políticas públicas, por meio de cruzamento de dados entre os ministérios.

 

Políticas públicas mais eficazes para os trabalhadores do campo. Para assegurar que isso ocorra, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Tribunal de Contas da União (TCU), nesta segunda-feira (30). O Acordo prevê o intercâmbio de informações e de base de dados, que facilitará a gestão de programas, ações e políticas públicas, por meio de cruzamento de dados entre os ministérios.

O ministro Patrus Ananias e o presidente do TCU, Aroldo Cedraz, avaliaram a parceria de forma muito positiva, já que o ACT vai, também, atender às recomendações do Tribunal. “Assinamos esse acordo com muita alegria. No MDA, e em todos os lugares, estamos sujeitos a cometer equívocos, mas não do ponto de vista dos valores éticos, principalmente com a administração pública”, assegurou Patrus.

 

O Acordo de Cooperação Técnica prevê o fornecimento de informações periódicas ao TCU sobre a base de dados de programas do MDA, como Garantia-Safra, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Sistema de Informações Gerenciais do Crédito Fundiário (SIG/CF) e informações sobre a execução dos demais programas do ministério. Além disso, haverá também a concessão ao MDA de acesso ao Laboratório de Informações de Controle do TCU.

 

“Esse acordo é uma possibilidade enorme de implementar novas tecnologias úteis para a administração pública e para todos. Com esse acordo, não vamos mais ficar reféns desses dados, pois eles serão abertos”, comemorou Aroldo Cedraz.