CONTRAF BRASIL apoia Greve dos Caminhoneiros e convoca Agricultura Familiar para somar nas paralisações

23/05/2018 - 14:57

A política de reajuste usada pelo Governo ilegítimo provoca aumento nos custos da Agricultura Familiar e coloca em risco milhares de empregos

A CONTRAF BRASIL, entidade que representa a Agricultura Familiar do Brasil, manifesta seu apoio a greve dos caminhoneiros que ocorrem esta semana em todo o país, contra o aumento do preço dos combustíveis.

Os preços dos combustíveis aumentam frequentemente com a nova política de reajuste, o que afeta diretamente na logística e comercialização dos alimentos. A agricultura familiar apoia o movimento, porque com essa metodologia de ajustes o impacto econômico recai sobre os produtores como também consumidores.

Assim como os caminhoneiros sofrem com a alta dos preços dos combustíveis para o transporte, nós agricultores e agricultoras familiares também sentimos o impacto dos custos, principalmente do óleo diesel, que é usado para movimentar as máquinas e equipamentos na maioria das propriedades da Agricultura Familiar, sem contar que toda a produção depende do escoamento, que se tornou bem mais caro devido à alta dos combustíveis.  

Desde que Michel Temer assumiu o governo adotou, na Petrobras, a política de agradar investidores internacionais com o aumento das exportações e facilitar a venda de ativos. A estratégia usada é de redução na carga de refino no país e processar apenas 70% da sua capacidade, e ainda lugar de refinar o produto no Brasil decidiu exportar o petróleo bruto para posteriormente importar este mesmo petróleo a custo bem mais alto.

Esse modelo econômico traz prejuízos a maioria da população, incluindo a Petrobras que perde espaço no mercado doméstico de combustível, coloca em risco milhares de empregos e beneficia apenas as empresas estrangeiras, ou seja, concorrentes internacionais.

Para a CONTRAF BRASIL, este é mais um dos cenários provocados pelo golpe e quem perde é a classe trabalhadora do país. Portanto, a organização convoca toda a Agricultura Familiar do Brasil para somar na paralisação dos Caminhoneiros, a fim de enfrentar o aumento do combustível e contra a política de reajuste.

Somos contra as propostas da bancada governista que enfraquecem a estatal e aumentam os preços dos combustíveis. A Petrobrás é patrimônio do povo brasileiro!