Em sua 15ª edição, Jornada de Agroecologia reafirma a luta dos povos do campo

11/07/2016 - 11:23

A edição de 2016 da Jornada de Agroecologia do Paraná será realizada na cidade da Lapa, nos próximos dias 27 a 30 de julho.

Comemorando 15 edições de luta pela terra, pela reforma agrária e pela agroecologia, a edição de 2016 da Jornada de Agroecologia do Paraná será realizada na cidade da Lapa, nos próximos dias 27 a 30 de julho. O município de quase 45 mil habitantes será palco do evento que reúne, em média, 4 mil pessoas – entre agricultores, estudantes, técnicos, pesquisadores, educadores, e militantes de organizações não governamentais e movimentos sociais do campo e da cidade.
 
Com conferência confirmada de Leonardo Boff, com o tema “O cuidado com a casa comum”, a programação desta edição contará com a exposição Túnel do tempo “100 anos da guerra do Contestado”, produzido por alunos de escolas da região, mesa de análise de conjuntura política com João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), além das tradicionais oficinas e a feira de agrobiodiversidade camponesa e popular.
 
Além de ser um espaço de politização do debate sobre a agroecologia, o evento representa a resistência e a luta dos povos do campo no fortalecimento de um projeto popular e soberano para a agricultura, livre de agrotóxicos e transgênicos.
 
Jornada de Agroecologia – 15 anos 
A primeira Jornada de Agroecologia foi realizada em 2002, em Ponta Grossa, e já passou por várias cidades do Paraná promovendo a luta dos povos do campo pela agroecologia e pela soberania alimentar. Promovido anualmente pelo Movimento Nacional dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o evento consolidou-se como uma escola popular e camponesa permanente de abrangência internacional.
 
Conjunta às lutas da classe trabalhadora, camponesa e urbana, as jornadas de agroecologia tradicionalmente promovem durante todo o encontro debates políticos que converge com a realidade de todas e todos, traçando um diálogo que fortalece o embate ao sistema capitalista a partir da crítica agroecológica, apontando suas contradições e propondo novas alternativas.
 
Serviço | Jornada de Agroecologia
 
Data: de 27 a 30 de julho de 2016
Local: Parque de Exposições e Eventos da Lapa
Endereço: BR 476 (Rodovia do Xisto) Km 66, à 6 Kms do Centro, 83750-000 Lapa, PR.
 
 
Para mais informações sobre o evento, acesse o site das Jornadas de Agroecologia.