Ministra das mulheres apoia campanha de ampliação da licença maternidade

17/05/2013 - 16:39

As negociações da pauta da IX Jornada de Lutas da Agricultura Familiar continuam acontecendo em Brasília.

 

As negociações da pauta da IX Jornada de Lutas da Agricultura Familiar continuam acontecendo em Brasília. Nesta quinta-feira, 16, a FETRAF-BRASIL, participou de uma audiência com a ministra da Secretaria de Mulheres do governo Federal, Eleonora Menicucci.

A Coordenadora Geral da Fetraf-Brasil/CUT, Elisangela Araújo, apresentou a pauta à Ministra, destacando a importância da ampliação da licença maternidade onde foram coletadas mais de 100 mil assinaturas e entregues aos Ministros Gilberto Carvalho, Garibaldi Alves Filho e Pepe Vargas, bem como audiência com Henrrique Alves, Presidente da Câmara para tratar do assunto, solicitando assim apoio da Ministra para ser a interlocutora política no congresso e no governo. Pontuando ainda outros pontos como a chamadas públicas para as mulheres e projetos específicos de incentivo à produção orgânica e ecológica às mulheres agricultoras familiares e a criação de programas de incentivo e valorização da organização produtiva das mulheres do campo.

A campanha de ampliação da licença maternidade de quatro para seis meses foi apresentada à ministra, que, se comprometeu em auxiliar nas negociações com o governo Federal. “A ministra afirmou que assim como ela se comprometeu com os direitos das domésticas apoiará a campanha da ampliação da licença maternidade”, disse o coordenador geral da FETRAF-SUL/CUT, Celso Ludwig. Eleonora ficou responsável em articular uma reunião entre a FETRAF-BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Previdência Social e Casa Civil para tratar do assunto na próxima semana.

Na audiência, uma representação de mulheres de produção orgânica do Assentamento Chapadinha – DF as quais ganharam um prêmio do Ministério presenteou a Ministra com uma cesta de produtos orgânicos produzidos pelas mulheres do assentamento, reforçando assim a importância da mão de obra feminina na produção familiar.

Acompanharam também da audiência: Isolda, Representando a Diretoria de Mulheres do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA; Graça Amorim, Coordenadora de Meio Ambiente da Fetraf-Brasil e Coordenadora Geral da Fetraf-MA; Elisete Bernardi, Sindicato de Campo Erê; Anaildo Porfirio, Inês, Ivone e Dona Carmen, Assentamento Chapadinha da Fetraf-DFE.