Coordenação da FETRAF SC marca presença no Sustentar 2017

09/11/2017 - 12:49

Nesta 6ª edição, o evento conta com mais de 30 palestrantes do Brasil e do exterior.

De forma gratuita, o Sustentar 2017 - Fórum de Energias Renováveis, Consumo Responsável, Cidades Inteligentes ocorre de 8 a 10 de novembro a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza, em Florianópolis. Nesta 6ª edição, o evento conta com mais de 30 palestrantes do Brasil e do exterior. A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF SC) esteve representada pelos seus coordenadores.

Durante os 3 dias de atividades, os participantes poderão aprimorar o debate acerca da autogeração distribuída de energia proveniente de fontes renováveis, como a solar, eólica, hídrica ou biogás, por exemplo. Um dos motivos para tal é o fato de o Brasil viver uma crise hídrica, que faz com que o país recorra à energia térmica, que é cara e poluente. Especialistas vão debater o futuro das matrizes renováveis, os obstáculos legais, como a cobrança do ICMS da autogeração, financiamento e novas tecnologias. O coordenador geral da FETRAF SC, Alexandre Bergamin, destaca a participação como muito positiva e produtiva. “É uma alternativa a mais para entendermos o contexto atual e onde a Agricultura Familiar pode ser inserida e fortalecida, sem perdas aos agricultores e agricultoras”, afirma.

O Sustentar 2017 é realizado pela Comissão de Economia, Ciências, Tecnologia, Minas e Energia e tem apoio do Instituto Ideal, Sebrae, Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), Associação Brasileira de Energia Distribuída (ABDG), Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER) e do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica/UFSC).

Além das palestras, workshops e oficinas para gestores públicos, também serão realizados passeio com o ônibus movido por energia solar (UFSC/WEG) e visitas técnicas a projetos de fomento e de geração de energia sustentável, como a Usina Solar Cidade Azul Engie, em Tubarão.