Agricultura Familiar aposta na luta com unidade para enfrentar desmontes do Governo

19/09/2017 - 18:17

Na reunião as lideranças avaliaram a conjuntura política e os cortes no orçamento

Com a reflexão de que a história mostra que os movimentos sociais já conseguiram superar governos aristocráticos, as lideranças da CONTRAF BRASIL reúnem forças para resistir e persistir na luta contra os desmontes das políticas públicas promovida pelo Governo Federal.  

Na reunião da direção ampliada nesta semana, os coordenadores avaliaram desde a conjuntura política ao detalhamento do orçamento de 2018 divulgado pelo governo no final de agosto deste ano. Os cortes, de alguns programas, chegam a mais de 90%, com casos de supressão. Os dados e o panorama real das medidas que correm no Congresso Nacional, foram apresentadas pelos técnicos da Liderança do PT na Câmara dos Deputados.

- Reforma da Previdência

- Alteração no marco regulatório dos agrotóxicos

- Acesso à terra por estrangeiros

- Alteração da Lei de Cultivares (sementes crioulas)

- Licenciamento ambiental

Estas são apenas algumas das propostas que tramitam no Congresso Nacional. Com esse cenário de total desconstrução de todo projeto de desenvolvimento social conquistado nos últimos 12 anos, a CONTRAF BRASIL, na reunião, traça estratégias e alternativas para dar continuidade às políticas públicas da reforma agrária e produção de alimentos, sendo uma das deliberações o fortalecimento da luta por meio da unidade dos movimentos e uma pauta unificada.

Nos próximos meses a Câmara dos Deputados tenta aprovar, com urgência, pautas como Reforma Política e Reforma da Previdência, o que demanda a retomada das mobilizações no estados e municípios. E, foi com a mensagem de que o retrovisor serve como prova de que os movimentos são capazes de vencer a luta, que as lideranças da CONTRAF BRASIL reafirmaram seu compromisso em avançar no enfrentamento a atual conjuntura política do país.