CUT FETRAF > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > LIDERANÇAS DA AGRICULTURA FAMILIAR ELENCAM DEBATES IMPORTANTES EM ENCONTRO ESTADUAL

Lideranças da Agricultura Familiar elencam debates importantes em Encontro Estadual

19/05/2017

Encontro de Lideranças da Agricultura Familiar de Santa Catarina foi realizado nos dias 18 e 19 de maio na linha Colônia Bacia, interior de Chapecó e reuniu cerca de 500 líderes

Escrito por: Patrícia Duarte/FetrafSC

O Encontro de Lideranças da Agricultura Familiar de Santa Catarina foi realizado nos dias 18 e 19 de maio na linha Colônia Bacia, interior de Chapecó e reuniu cerca de 500 líderes, autoridades políticas e convidados para debater o futuro da agricultura no estado e no país. O evento foi organizado pelo Fórum Estadual de Entidades da Agricultura Familiar em parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e a Frente Brasil Popular Oeste.

A abertura do evento contou com mística que relembrou o antes e o depois da agricultura familiar. Como os agricultores e agricultoras viviam diante da falta de políticas públicas que atendessem o incentivo ao cultivo, a moradia no campo, à sucessão familiar e linhas de crédito para melhorar a produção. Hoje, com a união de diversas entidades e com as árduas conquistas através da organização política e social dos movimentos e sindicatos.

Para o coordenador geral da Fetraf-SC, Alexandre Bergamin, que falou em nome do Fórum das Entidades, o momento político e econômico atual exige a reflexão sobre o futuro da agricultura familiar. “Temos que saber o que e onde podemos avançar, que perspectivas e desafios temos pela frente para defender esse importante setor, que representa 70% da produção de alimentos no Brasil”, destacou. A fala também se deu em torno da defesa da agricultura, para que não seja mais uma vez prejudicada com a ofensiva do agronegócio.

O primeiro dia foi marcado por duas importantes mesas de debate. A primeira com o professor e economista Marcio Pochmann, que falou sobre a ofensiva do capital sobre a Classe Trabalhadora e suas consequências políticas e econômicas. A mensagem principal foi a de que a luta contra o poder hegemônico só será possível com o povo nas ruas e com a união de todos. “Tivemos muitas conquistas, porém, estão roubando nossos direitos e jogando nossas décadas de luta na lama. Não podemos desanimar e permitir esses retrocessos”, enfatizou Pochmann.

À tarde, o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli falou sobre Desenvolvimento Rural Sustentável: nossos desafios e perspectivas. Como conhecedor do assunto, ele propôs que saibamos primeiramente, diferenciar desenvolvimento, de crescimento econômico. “Desta forma vamos saber qual o melhor caminho a seguir e de que forma fazer isso para não comprometermos a sustentabilidade na agricultura”, afirma.

Na sexta-feira (19), as lideranças participaram de oficinas realizadas com o objetivo de sanar dúvidas e nortear o documento de encaminhamentos elaborado ao final do evento. As temáticas abordadas foram: Políticas Públicas - Perspectivas e desafios para Agricultura Familiar; Desenvolvimento Sustentável: Desafios e alternativas para nosso projeto no campo; O Papel da Agricultura Familiar e suas Organizações Políticas e econômicas no desenvolvimento, na inovação, no trabalho com a base, na auto sustentação e na representação.

 

O Fórum

O Fórum Estadual de Entidades da Agricultura Familiar composto pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na agricultura familiar de Santa Catarina (FETRAF/SC), Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidaria (CRESOL CENTRAL), Sistema de Cooperativas de Interação Solidária (CRESOL SICOPER), Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense (APACO), União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Santa Catarina (UNICAFES/SC), Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (COOPERHAF) em parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e Frente Brasil Popular Oeste.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
RÁDIO CUT
Portal dos Convênios Lateral SGFCONTRAFBRASIL Reforma da Previdência Social CNIS - CADSenha Inscrição do Contribuinte CAR

FETRAF BRASIL
SCS Qd 02 Bloco "D" ED. Oscar Niemeyer, 10º Andar, Sala 1006
ASA SUL | CEP 70316-900 | BRASÍLIA - DF
Telefone: (61) 3032-8857 | www.fetraf.org.br | secgeral@fetraf.org.br